Castelo Branco, uma Região com Charme

Rico em História, beleza natural e charme rural, a região de Castelo Branco é um verdadeiro museu ao ar livre. Percorra as suas estradas e aventure-se pelos seus trilhos, redescobrindo pedaços da nossa História coletiva em cada árvore, cada aldeia, cada museu, cada prato.

A Capital da Beira Baixa

Comecemos na cidade de Castelo Branco, também conhecida como a “Capital da Beira Baixa”, onde descobrimos um riquíssimo património que remonta até à Idade Média. Caminhe pelas estreitas ruas da zona histórica, por onde se faz sentir a vida da cidade. Visite a Sé de Castelo de Branco (ou Igreja Matriz de S. Miguel) e percorra os corredores antigos cuja construção remonta à idade média. Apenas a uma caminhada de cinco minutos descubra os tesouros do Museu de Arte Sacra no Convento da Graça.

E porque tradição e modernidade coabitam nesta cidade beirã, conheça as exposições e auditórios do Centro de Cultura Contemporânea que acolhem diversos artistas modernos.

Quando precisar de um momento de repouso, nada melhor que os vários espaços verdes da cidade.

O Parque da Cidade é o lugar perfeito para uma pausa refrescante com as suas fontes e espelhos de água. Já o Jardim do Paço Episcopal conjuga arbustos perfeitamente aparados com magníficas esculturas naquele que é um dos mais extraordinários jardins barrocos portugueses. E já que aqui está, porque não entrar no Museu Francisco Tavares Proença Junior e descobrir uma rica coleção arqueológica?

Em Idanha-a-Nova, uma outra das animadas cidades da região, consulte a agenda do Centro Cultural Raiano e aproveite uma tarde de sol, no Parque Urbano Comendador João Martins.

E quando precisar de se refrescar, as praias fluviais da região oferecem-lhe o melhor de dois mundos: um recanto resguardado e uma vista deslumbrante.

Onde o Tempo Parou

Para quem procura o sossego rural, nada melhor que descobrir os cantos e recantos das mais bonitas aldeias de Portugal onde o tempo parece que parou.

Mas é precisamente aqui que a sua aventura continua.

Suba pela encosta até ao topo de Monsanto e deixe-se encantar pela “aldeia mais portuguesa de Portugal” ou descubra as ruínas de Idanha-a-Velha, cujas pedras de granito contam histórias dos seus tempos romanos.

As encantadoras Aldeias do Xisto são também um excelente destino para os viajantes curiosos que procuram os lugares mais pitorescos do País. Conheça o seu vasto património religioso, deixe-se envolver pelo charme inato em cada uma destas aldeias e refresque-se nas suas fontes e nascentes de água pura. As colinas verdejantes do distrito de Castelo Branco acolhem um verdadeiro paraíso rural à espera de ser descoberto.

Um Encanto Natural

É também nestas colinas que pode descobrir o seu destino de eleição para viver uns dias ao ritmo da natureza.

No Parque Natural do Tejo Internacional, são os animais e as plantas que reinam sob os vales profundos e o silêncio tranquilo da natureza. Já na Reserva Natural da Serra da Malcata, cada passo que dá é uma nova oportunidade de encontrar animais raros e uma serenidade inabalável. E não nos esqueçamos do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional onde poderá explorar 16 geomonumentos por entre vales e montes à beira do Rio Tejo. Entre eles, destaca-se a magnífica paisagem do monumento natural das Portas de Ródão, local privilegiado para a observação de aves e para todos os admiradores da natureza.

Nesta viagem pelos encantos naturais da região suba até ao Pico da Milriça, em Vila de Rei, onde encontrará o Centro Geodésico de Portugal. Aproveite para visitar o Museu da Geodesia e sinta-se o centro do país.

A Aventura Continua

Mas se o que procura é sentir a adrenalina a subir, não perca a oportunidade de fazer para-quedismo ou skysurf a partir do Aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova. Qualquer que seja a atividade que escolher, vai sentir-se nas nuvens.

Quando a aventura lhe abrir o apetite, delicie-se com petiscos regionais como o cabrito ou o borrego da Beira, a tigelada, ou os fabulosos queijos da região.

Aproveite para comprar o afamado azeite da Beira Baixa (DOP).

À Descoberta

O distrito de Castelo Branco oferece-lhe inúmeras oportunidades para descobrir o que de melhor o País tem. Cada passo que dá revela-lhe uma preciosa memória do Passado, à espera que o venha descobrir.

Explore a região

Pontos de Interesse
Downloads

O que visitar nesta Região

Continue a sua viagem e não perca o que de melhor temos para oferecer

No Centro dos Acontecimentos

Eventos relacionados com a Região
19 de Março de 2017

PASSEIO PEDESTRE

Castelo Branco - Proença-a-Nova

VER EVENTO
25 de Março de 2017

ESPÉTACULO CORDIS E QUARTETO ARABESCO

Castelo Branco - Proença-a-Nova

VER EVENTO
9 de março de 2017

AÇÃO DE FORMAÇÃO – Vigilância e Controlo da Vespa Pelutina em Portugal

Castelo Branco - Castelo Branco

VER EVENTO
Até Junho de 2017

Exposição A ESSÊNCIA DA COR – MANUEL CARGALEIRO 2016

Castelo Branco - Vila Velha de Rodão

VER EVENTO
De 10 de Dezembro de 2016 a 6 de Janeiro de 2017

3º Concurso de Árvores Criativas de Natal

Castelo Branco - Idanha-a-Nova

VER EVENTO