Uma região sem igual no Centro de Portugal, a Ria de Aveiro faz uma conjugação única do melhor que o Homem e a Natureza criaram.

Desde os edifícios exuberantes da cidade de Aveiro e Estarreja à incrível biodiversidade que habita o ecossistema da ria, esta região não para de surpreender.

Aprenda os ABCs da Ria de Aveiro e descubra o melhor que esta região tem para lhe oferecer.

“A” é de Arte

A vibrante cidade de Aveiro continua a inspirar gerações dos maiores mestres da arquitetura que usam a sua paisagem urbana como uma tela em branco, espalhando a sua criatividade nas suas casas, museus e monumentos.

Cabe-lhe agora a si redescobrir a herança artística desta cidade à beira ria.

Reconhecida internacionalmente como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal, Aveiro oferece-lhe a oportunidade única de ver a arte ganhar vida nos mais belos edifícios do País. Mantenha os olhos bem abertos ao pormenor para apreciar o ferro forjado em formas encantadas de flores e arabescos na Casa do Major Pessoa, os varandins e apontamentos florais da fachada do Edifício da Casa dos Ovos Moles e a estrutura imponente do Museu da Cidade.

Para voltar ao presente, viaje no tempo através da arquitetura contemporânea de Aveiro. A icónica Universidade de Aveiro e o Lago da Fonte Nova são exemplos vivos de como os tempos modernos foram também uma fonte de inspiração para os grandes arquitetos do nosso tempo.

E onde o tempo começou a produzir os seus efeitos, os artistas urbanos uniram-se para resgatar o maior tesouro da cidade: os seus históricos edifícios. Em Aveiro, o mundialmente aclamado VHILS deseja-lhe as boas-vindas com um rosto deslumbrante esculpido numa parede em frente à Estação Ferroviária.

Não há melhor forma de redescobrir Aveiro do que a partir de um moliceiro tradicional descendo suavemente pela ria. Mas para explorar as suas avenidas e ruelas, porque não pegar na sua bicicleta? Aveiro é das melhores cidades do Centro de Portugal para explorar em duas rodas – e os trilhos continuam pela cidade fora passando pelo ecossistema absolutamente único da Ria de Aveiro.

“B” é de Biodiversidade

Fora da cidade, há realmente muito por explorar.

O ecossistema único da região abriga uma diversidade impressionante de espécies de animais e plantas que, juntas, criam um verdadeiro paraíso natural.

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é um destino obrigatório para os amantes da natureza. O seu labirinto de trilhos leva-o por pequenos bosques, costas de areais e lagoas ao encontro de aves como o chapim-real, o guincho, a negrinha e o pato-marinho. Já na Ria de Aveiro, poderá observar uma abundância de aves aquáticas no seu habitat natural como garças, limícolas e flamingos.

“C” é de Conforto

Mas se o que procura é uns dias de repouso na natureza, as termas da Ria de Aveiro convidam ao descanso num cenário deslumbrante.

Nas Termas da Curia refugie-se da agitação citadina. Retendo o seu charme clássico de início do século XX, as termas oferecem-lhe o melhor da tecnologia medicinal numa vasta paisagem dominada pelo verde. Já as Termas do Vale da Mó acolhem-no entre bosques encantados perto da Serra do Caramulo.

Ria Com Vida

Aqui, a sua agenda cultural está sempre preenchida. Para um Carnaval festivo e original, Ovar tem o melhor programa para si! E o Festival de Arte Urbana em Estarreja promete ser um evento verdadeiramente único e cheio de cor. De uma forma única, a Ria de Aveiro consegue conjugar o antigo e o moderno.

Viaje por esta região e deixe-se encantar pela sua elegância e serenidade.