Património/Coimbra/Figueiró dos Vinhos

Aldeia Casal de São Simão: uma rua de viver comunitário

É impossível falar desta Aldeia do Xisto, essencialmente construída em quartzito, sem referir uma curiosidade que a distingue: é formada por uma só rua.

Pequena, em declives (Fragas de São Simão) que permitem escalar e paralela à límpida Ribeira de Alge onde se pode ir a banhos, faz parte das doze aldeias de xisto da zona da Serra da Lousã. Vai tentá-lo com boa comida e receitas reveladas pelos aldeãos (pão, sopas, peixes ou carnes, enchidos ou doçaria), sejam a chanfana, o cabrito estonado, os maranhos, as tigeladas, entre outros sabores regionais.

Apesar de pequena, esta aldeia inclui um templo do século XV (Ermida de São Simão, também dedicada a S. Judas Tadeu), uma fonte, um restaurante com Loja Aldeias do Xisto no mesmo edifício e uma associação (“Refúgios de Pedra”) que tem ajudado a desenvolver a aldeia e a manter unidos os seus habitantes, que chegam a partilhar tarefas comunitárias.

Para conhecer a envolvente de forma ativa, pode partir a pé por um de dois percursos pedestres, o de Grande Rota (GR) até à aldeia de Ferraria de São João ou fazer o Caminho de Xisto pela Pequena Rota (PR). Novas rotas irão nascer, nomeadamente ao longo da ribeira.

De carro, chega à aldeia facilmente. Fica a 2km da A13, bastando seguir pela saída 24 para o IP8 em direção a Castelo Branco. Saia quando encontrar a placa “Aguda / Fato” e depois é só seguir dois minutos pelas indicações que digam Casal de São Simão.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Aldeia de Monsanto ou “Monte Santo”

explorar
Património

Aldeia de Talasnal: xisto escuro, o cenário perfeito

explorar