Património/Serra da Estrela/Seia

Aldeia de Cabeça ainda mais bonita no Natal

Uma aldeia pequena em dimensão, mas grande em ideias e dinamismo. Todos os seus habitantes se conhecem e unem esforços por manter a beleza e encanto da Cabeça até ao sopé, onde corre a ribeira de Loriga.

Suba ao topo e estará a 530m, entre mais de meia centena de casas, algumas de xisto, um sobreiro centenário (em Outeiro da Ponte) e rodeada de um extenso pinhal. Escute o silêncio que tão poucas vezes se consegue ouvir noutros lugares e aqui apenas é interrompido pelo chilrear dos muitos pássaros que aqui vêm.

Já há alguns anos a aldeia de Cabeça transforma a sua montanha numa grande festa sustentável, vestida a rigor com alegres luzes led, gastronomia e bons vinhos, música e animação. Quem conhece sabe que é o Natal que está a chegar. Nesta altura, há pessoas ansiosas para entrar na aldeia, enquanto a comunidade local fica ansiosa por abrir as suas portas, que afinal de contas, estão sempre abertas.

A decoração da festa é feita ao estilo ecodesign, com ramos de videira ou pinheiro e outros elementos naturais recolhidos e trabalhados com afinco e muito carinho.

O respeito pelo equilíbrio natural, a organização das encostas em socalcos e levadas, a possibilidade de visitar as aldeias próximas e os caminhos naturais que o levam à Serra da Estrela chamam-no a passar por esta aldeia serrana.

Uma experiência inesquecível

Visitar a Aldeia de Cabeça é também transportar-se para um mundo encantado e contactar com cada um dos seus habitantes que de forma espontânea o acolhem calorosamente.

Esta é uma aldeia que o fará viver de forma inesquecível a magia do natal no Centro de Portugal.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Aldeia Casal de São Simão: uma rua de viver comunitário

explorar
Património

Aldeia de Monsanto ou “Monte Santo”

explorar