Aldeia de Talasnal: xisto escuro, o cenário perfeito

Esta Aldeia do Xisto é das que tem maior visibilidade, entre as 27 existentes nas Beiras. Pertence à zona da Serra da Lousã e atrai muitos visitantes não só pelo xisto de tom escuro que pinta a quase totalidade das fachadas dos edifícios, como pelos sabores, pela decoração do exterior das casas com ramos de videiras, pela encosta íngreme onde se espraia, pelos recantos mágicos por entre vegetação e fauna que a envolve.
 

Aqui, percebe-se que é possível conjugar o passado com o presente, quando os lugares são respeitados.

Conhecer as aldeias de forma ativa

O desporto ativo tem lugar nestas aldeias, por meio de caminhadas ou passeios de BTT; existem dois lagares de azeite, o chamado “ouro verde”, um deles recuperado, outro em ruínas que pode ficar a conhecer e muitas rotas para percorrer.

Percorra o Trilho Aldeias do Xisto II com o Monte do Trevim sempre à vista (nos seus 1200m de altitude de onde consegue avistar a Serra da Estrela, o Atlântico, a Serra da Gardunha e até Marvão), começando na aldeia de Candal onde encontra a Ribeira de São João; visite a Praia Fluvial da Senhora da Piedade, enquadrada entre a ermida de Nossa Senhora da Piedade e o Castelo da Lousã (ou de Arouce), aparecido entre as árvores e outrora desempenhando um papel importante na defesa de Coimbra.

 

Beba água fresca da fonte e visite a Loja do Xisto, onde encontra deliciosos licores, vinhos, enchidos, mel e outros produtos regionais como o artesanato que, inclusive, é ali trabalhado. Entre workshops e danças, um simples relaxamento na esplanada ou um lanche guloso, fique por mais tempo a deliciar-se com estas aldeias.

Fora das Aldeias, em Miranda do Corvo (distrito de Coimbra), aproveite para visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã, com 5 hectares abertos ao público.

Aceite este convite destes lugares mágicos e embrenhe-se pelos mundos encantados do Centro de Portugal.