Património/Coimbra/Arganil

Aldeia de Piódão, a “Aldeia Presépio”

E que tal uma visita a um conto de natal? Venha conhecer a Aldeia de Piódão, uma aldeia da Serra do Açor, da Beira Litoral, do Centro do país, de todos os que a adoram e querem conhecer.

A quase totalidade das casas em xisto, com portas e aros azuis nas janelas, confere uma cor escura e, ao mesmo tempo, luminosa à aldeia que nos recebe com uma lindíssima igreja branca e azul com torres cilíndricas rematadas por cones, logo à chegada. É a igreja matriz, que parece um convite para entrar num conto de fadas!

Disposta em socalcos, em redor da encosta íngreme onde se insere, constitui um cenário ímpar cheio de belos lugares para visitar: a Eira e a vista a partir dela, a Fonte dos Algares, o forno do pão, a capela de São Pedro, o museu onde também funciona o posto de turismo, todas as escadarias e ladeiras.

As casas têm habitualmente dois pisos, sendo o de baixo dedicado à loja (para arrumos dos produtos agrícolas ainda hoje cultivados e colhidos pela população já muito envelhecida) e o piso superior correspondendo à habitação. Se vir cruzes nas portas, as mesmas invocam Santa Bárbara que protege dos trovões.

A população que aqui vive e se instalou a partir do século XV ainda pasta os seus rebanhos, espalha os cereais no local comunitário junto da Eira, sobe a calçada estreita, que recorda os tempos medievais e produz os sabores da terra, nomeadamente o licor de castanha e a aguardente de mel. Tem de os provar e levar para casa!

Visite esta aldeia e sinta-se parte desta população tão hospitaleira. Se for no verão, dê uns mergulhos na agradável praia fluvial.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Aldeia de Monsanto ou “Monte Santo”

explorar
Património

As 12 Aldeias Históricas mesmo aqui à Beira

explorar