Arte & Cultura/Ria de Aveiro/Aveiro

Arquitetura

Portugal está repleto de uma extraordinária variedade de estilos arquitetónicos que espelham a criatividade dos mestres que moldaram a paisagem urbana das mais belas cidades e vilas do País.

No Centro de Portugal, esses estilos arquitetónicos cruzam-se numa fusão única de um património cultural histórico e uma tendência arquitetónica moderna e futurística.

Uma viagem pela arquitetura desta região é uma verdadeira viagem pela História onde cada espaço e edifício guardam um segredo de uma arte, de uma região, de um povo.

Tradições Antigas

Aqui, não é só a paisagem natural que data de séculos atrás. A História de Portugal reflete-se em fachadas xistosas, painéis de azulejos policromáticos e pormenores em ferro forjado espalhados por toda a região.

Na animada cidade de Aveiro, a paisagem colorida da marginal da praia da Costa Nova é um dos melhores exemplos da arquitetura tradicional do Centro de Portugal.

Deixe-se encantar pelas riscas verdes, encarnadas e amarelas dos pitorescos palheiros à beira-mar e faça parte do ambiente familiar que aqui se vive entre os vizinhos cujas famílias se conheceram exatamente neste lugar, há séculos atrás.

Espaços Inovadores

A acompanhar as ricas tradições da região do Centro de Portugal, os espaços e edifícios das suas cidades e vilas têm ganho uma nova vida em décadas recentes sendo renovados e adaptados por alguns dos maiores mestres nacionais da arquitetura.

Em Coimbra, o património cultural, histórico e artístico da cidade protege-se nos mais modernos edifícios de Portugal, como o Centro de Artes Visuais e o Teatro da Cerca de São Bernardo. Já o Centro Cívico veio transformar o coração de Castelo Branco com uma devesa coberta e um parque de estacionamento subterrâneo, introduzindo um novo espaço de lazer na cidade.

E na Covilhã, fábricas abandonadas tornam-se museus vivos onde poderá conhecer a matéria-prima, o produto, o processo e os modos de produção de algumas das mais antigas tradições artesanais do País. Desde as fábricas reais da Serra da Estrela até ao Museu do Vidro na Marinha Grande, os empreendedores nacionais convidam-no a explorar as suas instalações e assistir ao seu processo de criação.

De norte a sul, do interior à costa, o que não lhe falta são exemplos inovadores e fascinantes de uma arquitetura viva que respira criatividade pelas ruas das cidades e vilas desta região.

Venha explorá-las e descubra o seu centro nas paisagens urbanas do Centro de Portugal.

Explore a região

Pontos de Interesse

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Arte & Cultura

No Centro da Arte Urbana

explorar
Arte & Cultura

Turismo Industrial

explorar