Arte & Cultura/Ria de Aveiro/Aveiro

Região de Tradição e Modernidade

Visitar o Centro de Portugal é viajar pelo tempo. Descobrir memórias de tradições únicas em cidades moldadas por uma Arquitetura Contemporânea e Industrial, embelezadas por Arte Nova e por uma Arte das Ruas.

Conhecer esta região é reconhecer o seu povo, as suas cores, as suas tradições, os seus espaços. Venha percorrer as ruas das mais históricas cidades do nosso país e redescubra-as através do olhar criativo de alguns dos maiores mestres nacionais.

Um Museu ao Ar Livre

Comece a sua aventura na Cidade-Museu de Aveiro, onde a arte se tornou um modo de vida. Aqui, o movimento Arte Nova instalou-se no início do século XX e transformou as fachadas dos mais diversos edifícios da cidade. Atualmente, uma rota preparada especialmente para si leva-o pelo centro de Aveiro à descoberta de 10 edifícios com fachadas desdobradas em arcadas de pedra lavada e adornadas com painéis de azulejo policromáticos, colunas imponentes e pormenores em ferro forjado.

E quando o bom tempo o convidar a um passeio à beira-mar, delicie-se com a paisagem encantadora às riscas encarnadas, amarelas e verdes dos palheiros da Costa Nova.

A vista com o mar refrescante de um lado e as fachadas coloridas do outro torna este um lugar irrepetível na paisagem portuguesa.

Mas se o que pretende é ficar a conhecer as mais antigas tradições artesanais do Centro de Portugal, são várias as fábricas e empresas que lhe abrem as portas e o convidam a explorar as suas instalações e assistir ao seu processo de criação.

Visite o Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior ou crie a sua própria peça de cerâmica na fábrica da Molde (Caldas da Rainha) e deixe-se encantar pelo legado histórico do artesanato no Centro de Portugal.

Uma Paisagem Reinventada

A modernidade trouxe novas tendências às cidades do Centro de Portugal que se refletem atualmente numa conjugação única entre tradições históricas e espaços modernos.

Em meados do século XX, o movimento arquitetónico em Portugal passou a inspirar-se no futuro, adaptando e reabilitando espaços históricos dando-lhes novas funções, condições e traços criativos.

Hoje, pode visitar alguns dos melhores exemplos da arquitetura contemporânea em Portugal como o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, o Núcleo de Arte Contemporânea na Marinha Grande ou o Centro de Artes Visuais em Coimbra.

E onde o tempo deixou as suas marcas, os espaços foram reinventados e re-aproveitados, respirando uma nova vida na paisagem urbana do Centro de Portugal.

Nos espaços abandonados da cidade, o melhor do talento nacional deu largas à sua imaginação em Estarreja, Viseu, Covilhã, Aveiro, Figueira da Foz e Leiria, colorindo os seus edifícios com as suas criações únicas de arte urbana.

Os grandes criativos inspiram-se nas tradições regionais, como a indústria de lanifícios da Covilhã e a biodiversidade de Estarreja, para criar instalações e dinamizar eventos artísticos que espalham a criatividade pelas ruas do Centro de Portugal.

Descobrir o Centro de Portugal é deliciar-se com uma gastronomia rica, apaixonar-se num passeio de moliceiro pela ria e deixar-se encantar pela a arte e cultura que vivem nas ruas das suas pitorescas cidades.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Arte & Cultura

Arte Nova

explorar
Arte & Cultura

Arquitetura

explorar