Património/Serra da Estrela/Almeida

As 12 Aldeias Históricas mesmo aqui à Beira

É verdade que, para chegar a algumas destas aldeias, as estradas são sinuosas, têm curvas e contracurvas, mas dão ainda mais verdade a esta viagem. As doze Aldeias Históricas encontram-se no Centro de Portugal, são todas diferentes, todas encantadoras, cada uma à sua maneira. Parecem ter sido construídas pedra sobre pedra, com carinho, muito preciosismo e bom gosto.

É verdade que, para chegar a algumas destas aldeias, as estradas são sinuosas, têm curvas e contracurvas, mas dão ainda mais verdade a esta viagem. As doze Aldeias Históricas encontram-se no Centro de Portugal, são todas diferentes, todas encantadoras, cada uma à sua maneira. Parecem ter sido construídas pedra sobre pedra, com carinho, muito preciosismo e bom gosto.

Almeida

Foi uma das mais importantes praças-fortes do país e, vista de cima, parece uma estrela. Pertence à Guarda, fica na Beira Interior Norte e tem como vizinhos o rio Côa e, a 9km, a fronteira com Espanha. A sua origem toponímica é árabe, a produção agrícola era rica e abastecia as tropas com trigo, batata, hortas, vinho, frutos como figos e até melancia e melão. No rio, pescava-se. Visite a Torre do Relógio e aviste o panorama do alto dos 760m a que se encontra.

Belmonte

Situada na Cova da Beira, Belmonte é a aldeia-berço de Pedro Álvares Cabral foi lugar de refúgio para os judeus e o seu património inclui uma sinagoga, uma judiaria e um museu judaico, bem como o castelo, a Igreja de Santiago e o Panteão dos Cabrais, o Museu dos Descobrimentos e o do Azeite.

Castelo Mendo, Castelo Novo e Castelo Rodrigo

São três das aldeias dispostas no interior, a primeira a norte recheada de detalhes românico-góticos, a segunda na Serra da Gardunha e a terceira mais a sul, com um Cristo-Rei a olhar por ela. O seu estilo medieval encanta.

Piódão

Disposta em anfiteatro, com aspeto de presépio, esta a aldeia do Piódão fica na Beira Litoral, em plena Serra do Açor. A complementaridade entre o azul das suas portas e aros das janelas com o xisto das suas fachadas, formam um cenário – arriscamos dizê-lo – único no mundo. A Eira e a vista a partir dela, a Fonte dos Algares, o forno do pão e as atividades agrícolas e de pastoreio são caraterísticas desta aldeia.

Idanha-a-Velha

Onde as ruínas realçam uma cidade de fundação romana, as obras Templárias mostram a presença da Ordem de Cristo e muitos mais vestígios denotam a influência de diversas civilizações nesta aldeia da Beira Baixa.

Linhares da Beira

Um autêntico museu onde se passeia ao ar livre, sobre a calçada romana da Via da Estrela, junto às fontes de mergulho ou pelo castelo a 800m de altitude, onde se sente a brisa do Mondego e a plenitude de estar no Parque Natural da Serra da Estrela.

Marialva

Três capelas, a casa da judia (convertida) e a do posto de turismo, a cisterna quinhentista, duas igrejas (São Pedro e Santiago), o pelourinho, o cruzeiro, a fonte de mergulho e o solar dos marqueses de Marialva são vários motivos para gostar desta aldeia, a poucos minutos da cidade de Mêda.

Monsanto

Subir a Monsanto é estar na “aldeia mais portuguesa de Portugal”. O horizonte é de planura, o seu cabeço atinge 758m e as casas confundem-se com pedregulhos, há vestígios de presença árabe e visigótica e um médico e escritor português viveu aqui: Fernando Namora. A Igreja da Misericórdia e a de São Salvador, bem como a Torre do Relógio são para visitar.

Sortelha

Medieval de origem, com formações graníticas curiosas e influências manuelinas no pelourinho e em algumas janelas das casas (espreite as Casas do Escrivão, do Governador e do Juíz), esta aldeia tem quatro portas principais. Vai entrar por qual? Porta da Vila, Porta Falsa, Porta Nova ou Porta do Castelo?

Trancoso

As sardinhas doces de Trancoso são para provar e o seu castelo dos séculos VIII-IX para visitar. Desde cedo foi palco de fortes trocas mercantis, das quais subsiste a afamada Feira de São Bartolomeu. Aqui se escreveram várias páginas da História e viveu uma grande comunidade judaica.

Por todas estas aldeias, faça passeios a pé devagarinho, para poder reparar e fotografar tudo na sua memória e máquina fotográfica.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

As 27 Aldeias do Xisto do Centro de Portugal

explorar
Património

Aldeias de Montanha

explorar