Património/Coimbra/Coimbra

Coimbra de muitos encantos

Frequentemente apelidada de Cidade do Conhecimento, a dinâmica de Coimbra está ligada à paixão estudantil, à investigação e, claro, à Universidade mais antiga de Portugal, o símbolo de excelência desta cidade e classificada como Património da Humanidade.

Fundada em 1290 por D. Dinis, a Universidade é um local ideal para começar um passeio por Coimbra. No espaço de alguns metros, visite a Via Latina, a Sala dos Capelos, a Capela de São Miguel, com o seu órgão, e a sublime Biblioteca Joanina. E, claro, não deixe de subir à Torre da Universidade, para desfrutar de uma vista única sobre cidade.

Paixão e História

A cada recanto, Coimbra convida o visitante a desvendar a sua história e a sua paixão. Mesmo ao lado da Universidade, a Sé Nova mistura, na sua fachada, arquitetura barroca e maneirista. Alguns metros mais abaixo, encante-se com a Sé Velha, um dos edifícios mais imponentes do país em estilo românico. Continuando a caminhada, vai encontrar as Escadas do Quebra Costas, que ligam a alta da cidade ao centro histórico.

Transporte-se para outro mundo, através das ruas estreitas da cidade, das casas típicas e de muitos sítios onde poderá encontrar artesanato e outras recordações, bem como ouvir o típico Fado de Coimbra.

Descubra um pouco mais sobre a cidade dos estudantes no Museu Nacional Machado de Castro, onde encontrará o fascinante criptopórtico romano, no Mosteiro de Santa Cruz, com uma fachada deslumbrante e os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que, durante muito tempo inundado pelo Mondego, foi recentemente restaurado.

Jardins Românticos

Para os amantes da natureza, Coimbra oferece uma variedade de espaços verdes. Na alta, visite o Jardim da Sereia, com o seu lago e a sua pequena cascata. Com as suas árvores centenárias, o Jardim Botânico é um espaço magnífico durante todo o ano. Para um piquenique em família, não haverá melhor espaço do que a Mata Nacional do Choupal, uma área também ideal para caminhadas, exercício físico ou só para relaxar.

O Parque Verde do Mondego, atravessado pelo rio, também cativa toda a gente que procura estas atividades, contendo também uma zona de bares e restaurantes e áreas infantis. Os mais novos irão adorar, ali ao lado, o Portugal dos Pequenitos. Atravesse o rio na Ponte Pedonal Pedro e Inês e lembre-se da maior história de amor de Portugal. Para sentir mais de perto esse amor, não pode deixar de visitar os belíssimos Jardins da Quinta das Lágrimas.

Terra de muitos sabores

Terra de boa comida, a atração principal é mesmo a doçaria conventual da região de Coimbra vai ficar sempre gravada na sua memória. A Queijada de Pereira e o Pastel de Tentúgal, que encontrará facilmente, serão uma tentação.

E para um fim de tarde diferente, não se esqueça de tirar uma daquelas fotografias memoráveis, quando a maravilhosa luz do final da tarde ilumina toda aquela encosta de casas pitorescas entre o Mondego, cá ao fundo, e a Torre da Universidade, que é o local mais alto da cidade.

Se quiser expandir a sua visita aos arredores da cidade, são imperdíveis o Castelo de Montemor-o-Velho e o Castelo da Lousã, que está rodeado de uma tranquila e imponente paisagem natural, com vales e ermidas. Em Conímbriga, viaje 2000 anos na história, explorando as ruínas da antiga cidade romana e o museu monográfico, onde aprenderá muito sobre o passado desta região e do país.

Venha até Coimbra, numa viagem que “uma lição, De Sonho e Tradição”!

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Vila de Óbidos: Detalhes de rainha e outros encantos

explorar
Património

Castelo Branco, Capital da Beira Baixa

explorar