Turismo Religioso/Coimbra/Coimbra

Convento de Santa Clara em Coimbra

Na cidade que tem “mais encanto”, Coimbra, à beira do Mondego, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ou o Convento de Santa Clara convida-nos a (re)descobrir mais sobre a história desta cidade como também de uma das figuras mais queridas da história de Portugal: a Rainha Santa Isabel.

Venha connosco nesta visita guiada por um dos tesouros patrimoniais de Coimbra!

Mosteiro de Santa Clara a velha

Corria o ano de 1283, quando Dona Mor Dias mandava erguer junto às águas do Mondego, o Mosteiro de Santa Clara e o entregou à ordem das freiras clarissas. No entanto, a oposição dos monges de Santa Cruz a este convento levaria ao seu encerramento, anos mais tarde.

As freiras clarissas regressariam a Coimbra, em 1314, pela mão da Rainha Isabel de Portugal que refundou esta ordem monástica. Seria igualmente a Rainha a patrocionar as obras de ampliação do edíficio original, numa tentativa de o tornar mais resistente às investidas das águas do Rio Mondego.

As vontades do rio condicionariam e dificultariam a vida das freiras até 1677, quando a comunidade abandonou o espaço para um novo edíficio: o Mosteiro de Santa Clara a Nova, construído por ordem do rei D. João IV.

O Mosteiro na atualidade

Foram precisos dezassete anos de intensas e bem estudadas obras para recuperar o espólio e revalorizar a habitabilidade do Mosteiro. Está aberto a visitação, desde 2009, no alto de uma colina, na margem oposta ao centro histórico da cidade e chama-se, tão somente, Convento de Santa Clara.

É hoje um museu com sala de exposições, ruínas e achados arqueológicos encontrados aquando das escavações, um auditório para passagem de filmes, loja e cafetaria, com horário de visita de Outubro a Abril das 10h às 17h, e de Maio a Setembro das 10h às 19h.

Os tesouros da Rainha Santa Isabel

Aquando da sua morte, D. Isabel deixou ordens para que fosse sepultada na Igreja do mosteiro de Santa Clara a Velha, num túmulo de pedra, mandado construir propositadamente pela própria rainha.

Atualmente, o túmulo e os restos mortais da Rainha Santa Isabel podem ser visitados na capela mor do Mosteiro de Santa Clara a Nova.

E se quiser conhecer mais sobre a vida fascinante desta rainha que se tornou santa, visite o Museu Machado de Castro, onde é possível ver algumas das peças deixadas pela D. Isabel ao mosteiro que ajudou a reerguer.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Turismo Religioso

Caminho Central de Santiago: da Sé de Lisboa à Galiza

explorar
Turismo Religioso

Fátima - Altar do Mundo

explorar