Natureza/Castelo Branco/Castelo Branco

Descubra a natureza do Parque Natural do Tejo Internacional

O rio Tejo tem um papel de destaque na morfologia do terreno português. O maior rio ibérico cruza o centro de Portugal para ir desaguar na cidade de Lisboa e todo o seu percurso beneficia de uma beleza natural inédita.

A prova dessa beleza foi a criação de um parque com mais de 26 mil hectares que reserva nele viagens a não perder: o Parque Natural do Tejo Internacional. Este parque localiza-se à volta do Tejo na proximidade da fronteira com Espanha, sendo que parte deste parque se estende também no país vizinho.

Diversidade vegetal e animal: descubra o melhor da natureza

O Parque Natural do Tejo Internacional permite visitar o habitat de centenas de espécies animais e vegetais, algumas raras e únicas na Europa. Aves como as cegonhas-pretas e diversas espécies de águas e outros animais como o gato bravo ou o veado vermelho dão-lhe as boas vindas e serão a sua companhia no seu passeio por este espaço único do centro de Portugal.

Se quer conhecer de mais perto cada família animal e vegetal presente no parque, não hesite em usufruir dos passeios e das visitas guiadas temáticas organizadas por especialistas do local, que o vão apresentar de forma direta ao melhor que a natureza oferece.

As atividades que o farão querer ficar mais

A diversidade animal do Parque Natural do Tejo Internacional permite que aos fãs ou curiosos de aves e pássaros consigam aí observar espécies raras como a águia-de-bonelli, a cegonha-preta ou ainda a calhandra-real. São só algumas das centenas de espécies que coabitam em harmonia nesta região e que, seja através de exploração livre ou deslocando-se aos observatórios de Aves, poderá ter a sorte de avistar.

Se visitar o parque durante os meses de calor, os planos de água do rio Tejo recebem-no para o refrescar. Aproveite para dar um mergulho num dos mais rios mais importantes do país visitando, por exemplo, a barragem de Idanha-a-Nova.

A Primavera é, também, uma das estações do ano que pode privilegiar para visitar o Parque Natural do Tejo Internacional para conseguir observar o despertar das cores e cheiros das flores e espécies vegetais como o rosmaninhos, as aroeiras ou ainda as giestas-brancas.

Uma outra forma de conhecer o parque é através de um percurso pedestre. Um dos mais famosos e arrebatadores percursos é o da Rota dos Abutres. Inicia-se na aldeia de Salvaterra do Extremo e tem cerca de 11 quilómetros. Sempre junto ao rio Erges, observe as antigas azenhas e o leito apertado do rio. Chegado ao Vale da Idanha, prossiga o caminho pelos Currais das Arvéola e pelo Vale das Eiras. Quando os campos agrícolas começarem a surgir, já estará perto de terminar o percurso.

O Parque Natural do Tejo Internacional apresenta um interesse maior por ser um parque onde a paisagem totalmente natural se sobrepõe às intervenções humanas, sendo uma autêntica visita à natureza no seu estado mais limpo.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Natureza

Grutas de Mira d’Aire, as maiores grutas turísticas de Portugal

explorar
Natureza

Descubra o Geopark Naturtejo

explorar