Natureza/Castelo Branco/Castelo Branco

Natureza, história, cultura e tradição: descubra o Geopark Naturtejo

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional é um território com mais de 4600 km2, situado bem no centro de Portugal, próximo da fronteira com a Espanha. É o primeiro geoparque português e entrou em 2006 para a rede europeia e mundial dos geoparques.

O objetivo central do Geopark Naturtejo é de preservar e valorizar o património geológico considerado excepcional e único…que é o caso deste local!

O legado histórico-cultural deste espaço data de mais de 600 milhões de anos e pode aí encontrar ainda paisagens antiquíssimas, como é o caso das Morfologias Graníticas de Castelo Velho ou as Portas de Almourão.

O parque conta com 16 lugares de interesse geológico, tal como a Mina de Ouro Romana do Conhal do Arneiro, a Cascata das Fragas da Água d’Alta ou ainda o Inselberge graníticos de Monsanto/Moreirinha/Alegrios.

Os atrativos naturais do parque

Sendo o interesse geológico o maior ponto de destaque do parque, o Geopark Naturtejo não deixará desapontados os fãs de natureza. O Geopark integra o Parque Natural do Tejo Internacional que propõe uma diversidade enorme de fauna e flora.

Poderá participar em programas de observação de pássaros e aves e tentar identificar, com a ajuda dos guias turísticos, algumas das espécies raras que habitam no parque.

Visitar o Geopark Naturtejo é uma belíssima porta de entrada para descobrir as Aldeias Históricas do Centro de Portugal. Estas aldeias são uma excelente forma de descobrir a tradição local e regional portuguesa, usufruindo da melhor companhia que pode ter: os próprios locais.

O Geopark Naturtejo disponibiliza diferentes programas para que, com a mochila às costas, possa desbravar a região do Parque Natural do Tejo Internacional com toda a segurança e acompanhamento. Os passeios pedestres ou de bicicleta são uma das melhores formas de aprender mais sobre as diferentes espécies animais e vegetais, sobre as aldeias, sobre o Tejo e sobre si mesmo. São vários os itinerários temáticos, dedicados a natureza, a aventura, a património e cultura que pode explorar para conhecer toda a riqueza da região.

Existe também a possibilidade de usufruir de excursões e passeios de barco nos rios Tejo e Zêzere para aproveitar toda a magia e beleza que a região lhe oferece.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Natureza

Uma viagem às maravilhosas ilhas das Berlengas

explorar
Natureza

Grutas de Mira d’Aire, as maiores grutas turísticas de Portugal

explorar