Desporto/Serra da Estrela/Guarda

Desportos de Montanha no Centro de Portugal

Inebriados pelo cheiro do alecrim selvagem e pelo cheiro da terra molhada, olhamos o horizonte e eis que se erguem imponentes e desafiadoras, sobrepondo-se à neblina, as mais altas montanhas país. A pé, de bicicleta ou em vôo, venha viver emoções fortes no Centro de Portugal.

Caminhadas e Trilhos

À medida que nos aproximamos da montanha ao mesmo tempo que ela parece crescer, revelam-se aos nossos olhos os inúmeros trilhos bem definidos e identificados que convidam à descoberta de uma diversidade de fauna e flora únicas.

São muitos os caminhos que o levam rumo à descoberta: a Rota das Invasões, em Vila Velha de Ródão, a Rota dos Abutres, a Rota da Egitânia e a Rota dos Fósseis em Idanha-a-Nova. Em Aveiro, “o percurso do Salreu” atravessa áreas de enorme beleza designadas por áreas de sapal e paul, com grande riqueza em biodiversidade. Por terras de Coimbra, não perca o caminho do Xisto do Casal de São Simão com descida às Fragas em Figueiró dos Vinhos ou a Rota da Boa Viagem na Figueira da Foz, onde poderá deslumbrar-se com a imponência da Serra da Boa Viagem e com as arribas junto ao Cabo Mondego!

E não poderíamos falar de montanhas sem destacar a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental. Com paisagens a perder de vista e lagoas glaciares, enverede pelos vários trilhos da serra que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta e deixe-se transportar até aos primeiros tempo do planeta.

Parapente

Já alguma vez sonhou voar tão alto como as aves? Do alto das montanhas cruze os céus e usufrua das mais belas e arrepiantes vistas.

Suba às serras do Caramulo, Açor e Montemuro e lance-se de parapente. Qualquer que seja a actividade que escolher, vai sentir-se nas nuvens.

E para os destemidos aventureiros, não perca a oportunidade de fazer pára-quedismo ou skysurf a partir o Aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova.

Passeios BTT

Por todo o Centro de Portugal existem trilhos emocionantes que só podem ser percorridos por viaturas todo-o-terreno. Mesmo que não tenho um TT, poderá alugá-lo na região e vibrar com os altos e baixos dos Trilhos do Pinhal, em Proença-a-Nova, e da Serra das Talhadas, em Vila Velha de Ródão.

Atividades Radicais

Para os apaixonados da adrenalina, os montes e serras do Centro de Portugal têm à sua disposição atividades de escalada, rappel ou slide.

Também as Serras da Lousã, Açor, Caramulo e o Geoparque NaturTejo são, sem dúvida, locais de eleição para a prática destes desportos de aventura e de contacto com natureza.

Em terra ou no ar, com muita adrenalina ou de forma mais tranquila, aventure-se e divirta-se no Centro de Portugal!

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Natureza

O lado mágico do Parque Natural da Serra da Estrela

explorar
Desporto

Centro de BTT da Batalha / Pia de Urso

explorar