Turismo Religioso/Leiria.Fátima.Tomar/Ourém

Fátima - Altar do Mundo

Mundialmente reconhecida como lugar de culto, Fátima tem na sua origem uma lendária e bonita história de amor entre Fátima, uma princesa moura e um dos melhores guerreiros da Reconquista Cristã, Gonçalo Hermingues.

Muito além da lenda, Fátima foi consagrada com várias Aparições de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos, com a primeira a acontecer a 13 de Maio de 1917, na Cova da Iria, onde hoje se encontra o Santuário.

Este é um lugar muito especial, com História e vivência da Fé, promessas e intenções, Segredos ocultos e desvendados. Um destino de peregrinação onde pessoas de todos os cantos do mundo se sentem impelidas a ir ao centro de si mesmas.

100 anos de devoção a Nossa Senhora

Comemora-se em 2017 o centenário das aparições de Nossa Senhora (do Rosário) de Fátima, “uma Senhora mais brilhante do que o Sol” que pediu aos pastorinhos que se construísse ali um lugar para “rezar, penitenciar e consagrar”. Estes acontecimentos levaram a Igreja Católica a erigir o que é hoje um dos mais importantes santuários marianos do mundo – o Santuário de Fátima.

Aqui presta-se culto a Maria, mãe de Jesus, através da oração do Santo Rosário ou Terço, que simboliza os Mistérios nas passagens da vida de Jesus e Maria. Se optar por vir a Fátima a pé, é comum os peregrinos rezarem em voz alta as 150 Ave Marias e Mistérios ao longo do caminho, levarem no coração um pedido especial que tenham feito a Nossa Senhora, quererem cumprir uma penitência ou, “simplesmente”, aprofundar a sua fé e paz de espírito.

Um dos devotos de Nossa Senhora de Fátima que levou este lugar além-fronteiras foi o Papa João Paulo II, que visitou a cidade no ano de 1982 para agradecer, em pleno Santuário, o facto de ter sobrevivido ao atentado contra si preparado um ano antes. Leu-nos, igualmente, parte do terceiro Segredo de Fátima.

De humilde capela a Basílica

Um dos devotos de Nossa Senhora de Fátima que levou este lugar além-fronteiras foi o Papa João Paulo II, que visitou a cidade no ano de 1982 para agradecer, em pleno Santuário, o facto de ter sobrevivido ao atentado contra si preparado um ano antes. Leu-nos, igualmente, parte do terceiro Segredo de Fátima.

O aumento crescente do número de peregrinos que visita este lugar tem levado a obras no Santuário e, o que começou por ser uma humilde capela em honra a Nossa Senhora do Rosário, é hoje um moderno espaço de oração. Foi na Capelinha das Aparições que, em 1921, se rezou a primeira missa. Posteriormente foi construído um alpendre, inaugurado aquando da visita do Papa João Paulo II e a Basílica da Santíssima Trindade, desenhada por um arquiteto grego, Alexandros Tombazis, também recebeu apontamentos de artistas portugueses, como Álvaro Siza Vieira e Pedro Calapez e foi inaugurada em 2007.

Em 2017, Fátima recebeu o Papa Francisco e a Festa será grandiosa. O terço e a procissão das velas de 12 de Maio, a Missa e a procissão do adeus de dia 13 ficaram sempre na nossa memória. Até Outubro de 2017 poderá assistir a concertos, exposições, performances, conferências e inclusive participar em concursos.

Quando quiser visitar Fátima, não precisa de marcar lugar. Ele já existe e basta aparecer. Sinta a atmosfera de Fé e Paz e entre pela “porta santa” mais próxima.

Fátima - A Luz do Mundo

Local de tranquilidade, Fátima assume-se como um foco de luz para o espírito e para a mente, onde pode encontrar o melhor dos saberes e tradições do Centro de Portugal.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Saúde & Bem-Estar

Termas da Serra da Estrela, Oásis de Bem-Estar

explorar
Natureza

O lado mágico do Parque Natural da Serra da Estrela

explorar