Praias/Coimbra/Figueira da Foz

Figueira da Foz: onde o rio Mondego e o oceano se encontram

Considerada a “rainha da Costa de Prata”, a Figueira da Foz situa-se no litoral da região Centro e pertence ao distrito de Coimbra, cidade da qual dista apenas trinta minutos.

Quem já conhece os seus segredos, confirma que estes passam pelo mar, pelos extensos areais e ondas para todos os gostos e exigências, pelo centro à beira mar com esplanadas, restaurantes e hotéis com vista desafogada, o atrativo e emocionante casino com o seu excêntrico Salão Caffé e variedades gastronómicas, bem como por outros lugares onde se aprecia, ao vivo, o lado bom da vida.

A Figueira ficou famosa desde o final do século XIX e foi um dos destinos de férias eleito pela aristocracia. É chique e divertido estar aqui.

A mais extensa onda direita da Europa

E há tanto para ver nesta cidade rainha. Comece a sua viagem pela praia da Claridade e na de Buarcos, onde surfistas cruzam a onda direita mais extensa da Europa. E por falar em surf, a praia do Cabedelo será a primeira praia portuguesa onde é possível surfar à noite. Com instalação de iluminação artificial, os amantes do Surf poderão praticar o seu desporto favorite 24 horas por dia. Mas antes da noite chegar, aprecie o mais belo pôr-do sol nos passadiços em madeira da praia do Relógio.

Para os mais inquietos uma visita à Figueira da Foz é uma excelente oportunidade para praticar ou experimentar não só o surf como a vela, o windsurf, o remo e a motonáutica ou de se lançar pelos céus de parapente. Mas se procura uma maior tranquilidade, a Figueira é uma cidade de caminhos para para percorrer a pé e de bicicleta.

Quando a fome apertar, vários são os reputados restaurantes onde poderá provar as especialidades gastronómicas figueirenses com destaque para os peixes (prove o sável, a lampreia e as caldeiradas!) acompanhados dos vinhos “da casa” e terminados com o doce conventual Brisas da Figueira da Foz.

Simplesmente, uma delícia!

À descoberta da cidade

A sua descoberta por esta cidade pode continuar pelas inúmeras rotas. A rota da Serra da Boa Viagem é uma delas, onde encontra o Miradouro da Vela sobre a cidade e as salinas, outro dos ícones da cidade. A fachada do Mosteiro de Seiça, o dólmen das Carniçosas, o Núcleo Museológico do Mar e o do Sal, os arrozais, as festividades locais na noite de São João (24 de Junho) e o Cabo Mondego com o farol, esperam por si.

A partir da cidade-berço do jovem escritor-viajante (e surfista!) Gonçalo Cadilhe, autor de catorze livros, muitas pessoas já se inspiraram a seguir os passos de Fernão de Magalhães, os de Santo António e outros viajantes da história portuguesa, mundo fora.

Sem perder o Centro; regresse sempre mais feliz a casa!

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Surf

Nazaré – A Alma do Mar

explorar
Surf

Peniche, uma cultura de ondas e mar

explorar