Gastronomia & Vinhos/Castelo Branco/Abrantes

Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal

Caía em tentação no Centro de Portugal. Visita esta rica região e vislumbre o que de melhor a mesma tem para oferecer a quem a visita: os seus pratos típicos, dos mais apreciados do país, os seus vinhos nobres de aromas e sabores muito peculiares e os doces regionais, simplesmente divinais.

Por isso, apure os seus sentidos e delicie-se com a gastronomia da região, representada pelos seus pratos, produtos e doçaria típica, bem como com o néctar dos deuses, o vinho, nas suas diferentes variantes.

A gastronomia típica

Na sua viagem ao Centro de Portugal saboreie o melhor que vem do mar e da montanha. Entre os pratos de carne o leitão da Bairrada o cabrito assado de Castelo Branco, ou ainda os torresmos característicos da Serra da Estrela assumem principal destaque nesta descoberta gastronómica. Se preferir o peixe aceite o convite da região Oeste e saboreie pratos típicos, como a caldeirada, peixe grelhado ou sopa de peixe. Já na Ria de Aveiro a iguaria obrigatória é a lampreia à bordalesa.

E após uma boa refeição, que tal levar um pouco destes tesouros para sua casa. Por toda a região vai encontrar produtos de grande qualidade e que o farão revisitar os bons momentos aqui passados.

O queijo tem um lugar proeminente na gastronomia da região, com especial ênfase para o queijo da Serra, o queijo nacional mais antigo e reconhecido, mas não esquecendo também o queijo do Rabaçal, o queijo amarelo da Beira Baixa ou os queijos de azeite da região saloia.

E para aquecer e alegrar corpo e mente leve consigo a aguardente da Lourinhã ou o mel da Serra da Lousã que fazem de cada momento uma excelente ocasião para comemorar a vida!

E como nenhuma experiência gastronómica pode estar concluída sem uma boa sobremesa, embrenhe-se na melhor doçaria do Centro de Portugal.

Os ovos moles de Aveiro, uma herança das tradições dos conventos aveirenses, bem como o tradicional pão de ló de Ovar, fazem parte dos doces intemporais de consumo obrigatório. Todavia, a oferta é abrangente e inclui ainda doces regionais como a tigelada beirã, de Castelo Branco, ou os pastéis de Tentúgal, em Coimbra, que decerto deixarão nas nuvens.

Os tesouros do Centro de Portugal

Além da sua gastronomia, não deixe de experimentar os vinhos de grande qualidade da região Centro, os quais são o acompanhamento perfeito para muitos dos seus pratos e produtos regionais típicos.

A oferta é vasta, pois tem à sua disposição vinhos de várias regiões vinícolas. Aproveite para provar os vinhos espumantes da Bairrada, no litoral, os vinhos tintos do Dão, no interior, ou ainda os vinhos rosados da Beira Interior, antes da fronteira com Espanha.

Se preferir uma viagem dedicada, para melhor apreciar o sabor e aroma dos vinhos e, inclusive, conhecer um pouco mais sobre a sua tradição e cultura, o enoturismo é também uma opção a ter em linha de conta. Para o efeito, existem diversas opções para integrar no seu itinerário, desde as várias quintas da região, como a Quinta das Bageiras ou a Quinta de Cabriz, onde poderá desfrutar de uma oferta de vinhos de qualidade ímpar, até ao Museu do Vinho da Bairrada, o museu do vinho mais visitado do país.

Independentemente das suas opções, leve o seu tempo, não tenha pressas. Afinal, uma viagem pelo Centro de Portugal é o pretexto ideal para conhecer toda a região e ir saboreando a sua gastronomia e vinhos.

Explore a região

Pontos de Interesse

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Gastronomia & Vinhos

Vinhos do Centro de Portugal

explorar
Gastronomia & Vinhos

Pratos Típicos do Centro de Portugal

explorar