Natureza/Leiria.Fátima.Tomar/Porto de Mós

Grutas de Mira d’Aire, as maiores grutas turísticas de Portugal

As Grutas de Mira d’Aire foram eleitas uma das sete maravilhas naturais de Portugal e são sobejamente conhecidas como as maiores grutas turísticas do país.

Descobertas em 1947, as Grutas de Mira d’Aire continuam a surpreender investigadores. Foram descobertas quando dois homens desceram até uma pequena galeria a 20 metros de profundidade. O eco denunciava dimensões maiores, mas a escuridão não os permitia explorar esta obra prima da Natureza. Porém, persistentes, voltaram mais tarde. Aos poucos exploraram esta primeira galeria, mas só dois anos mais tarde iriam encontrar a continuação da gruta.

Escada atrás de escada, foram descendo pelos algares e, já nos anos 60, fez-se o primeiro levantamento topográfico da gruta.

Em 1974, abriram pela primeira vez ao público.

As grutas de Mira d’Aire ainda podem guardar mais segredos

A sua descoberta já é uma história de surpresas de segredos, contudo as Grutas de Mira d’Aire ainda podem guardar mais segredos. Em 2007, com a descida das águas, descobriu-se mais 1 quilómetro de novas galerias. No total, já são conhecidos 11 quilómetros.

Toda a sua extensão conhecida não está aberta ao público. “Só” 600 metros destes 11 quilómetros são visitáveis e não é pouco! Estas grutas tornam-se com estes números as maiores grutas turísticas do país e é impossível ficar indiferente à enorme beleza das Grutas de Mira d’Aire.

A dimensão das suas galerias majestosas, os filamentos cristalinos que pendem do tecto e as magníficas colunas cuidadosamente esculpidas pela Natureza ao longo de milhares de anos são impressionantes. As águas cristalinas dos seus lagos, que têm uma grande importância ecológica, completam o quadro idílico que encontramos no subsolo. O jogo de luzes que ilumina as Grutas só realça o seu encanto.

Como se de um espectáculo de palco se tratasse, a luz incide sobre cada protagonista, enquanto os cristais refletem diversas cores que intensificam a magia de todo o espaço.

A envolvente das Grutas de Mira d’Aire é quase tão cativante como o seu interior. Uma vez que se situam dentro do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, é o local ideal para avistar raposas, texugos, genetas e coelhos bravos.

Uma visita às Grutas de Mira d’Aires é um programa para toda a família, para todas as idades e sobretudo para o curioso explorador que existe em cada um de nós!

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Natureza

Parque Natural da Serra dos Candeeiros e D’Aire: uma jóia natural

explorar
Natureza

Natureza no Centro de Portugal

explorar