Atividades ao Ar Livre/Castelo Branco/Castelo Branco

Jardim do Paço Episcopal

Em Castelo Branco, prepare-se para encontrar um jardim do séc. XVIII, cheio de contradições onde elementos religiosos coabitam com símbolos da natureza.

Encomendado pelo Bispo da Guarda, neste jardim vai poder ver claramente o seu formato retangular marcado fortemente pela traça italiana. Dominado por balcões e varandas, este jardim oferece a oportunidade de podermos circular por quatro grandes espaços: a Entrada, o Patamar do Buxo, o Jardim Alagado e o Plano Superior.

O Enigma Barroco

O Patamar do Buxo é o espaço principal do Jardim e divide-se em 24 talhões. Os cinco lagos com repuxos vão saltar-lhe à vista, assim como a sua alusão às cinco chagas de Cristo. Por entre canteiros de buxo, erguem-se simbólicas estátuas de granito, com temas tão diversos como os signos do Zodíaco, as estações do ano, os continentes ou as virtudes morais e teologais. Na escadaria, figuram, imponentes, os apóstolos e os reis de Portugal, até D. João I.

Uma das grandes curiosidades deste Jardim é a dimensão reduzida das estátuas dos reis do domínio espanhol.

Contíguo ao patamar do Buxo, o Jardim Alagado é composto por um tanque floreado, com um repuxo central de cantaria e por três golfinhos entrelaçados.

Através da escadaria do lado poente alcança o plano superior do Jardim, onde se encontram estátuas alusivas ao Antigo Testamento e à simbologia da água como elemento purificador.

Em Castelo Branco não deixe de conhecer um dos jardins portugueses mais originais, onde as suas contradições aguçam as curiosidade dos mais sagazes observadores.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Atividades ao Ar Livre

Jardim da Quinta das Lágrimas

explorar
Atividades ao Ar Livre

Jardim Budha Eden

explorar