Natureza/Serra da Estrela/Seia

Natureza no Centro de Portugal

O Centro de Portugal reserva inúmeras surpresas aos amantes de natureza. Serras, espaços protegidos, fauna e flora única no mundo, praias e paisagens de cortar a respirar…embarcar numa viagem no Centro de Portugal é sinónimo de uma viagem inesquecível pelo melhor da natureza.

Se é fã da natureza não ficará certamente indiferente à diversidade da região centro portuguesa. Encante-se com as espécies de animais únicas no mundo e deixe-se levar por mundos de natureza quase primitiva através dos trilhos em montanhas, serras e áreas protegidas. Cenários naturais guardiães de lagos e grutas e de muitas outras surpresas que a natureza no Centro de Portugal lhe oferece.

Descubra Portugal através da Natureza

A Serra da Estrela, o mais alto maciço de Portugal continental, apesar de ser mais visitado durante os meses de inverno, merece ser visitada independentemente da estação do ano! Chegar à maior cadeia de montanhas de Portugal é sentir uma sensação de pequenez incomparável e sentida em poucos sítios do país: perante os vales, lagos (glaciares nos meses de inverno) e natureza, a Serra da Estrela transporta-nos para uma calma e serenidade gratuita.

Um pouco mais a norte, pode visitar a Serra do Caramulo, uma das zonas mais puras do país, que tem até à disposição vários locais de tratamentos naturais para doenças pulmonares. Nesta serra poderá visitar, por exemplo, a maior concentração de loendros da Europa.

Portugal é um país que dispõe de diferentes espécies de fauna e flora e a região Centro é uma das zonas onde é possível comprovar essa diversidade natural. Alguns desses exemplos são as matas de carvalho e de azinheira da zona de Sicó ou a mata do Buçaco que, apesar de ter uma extensão bem mais reduzida do que a maior parte das grandes florestas europeias, tem nela uma vasta variedade de espécies.

As grutas naturais do centro de Portugal como as Grutas de Mira de Aire, as maiores grutas do país e que fazem parte das sete maravilhas do país, são outras das pérolas perante as quais é impossível não ficar maravilhado.

Parques naturais e áreas protegidas

Uma das maiores provas da importância de um local é a sua entrada para a Lista de Património da Humanidade da Unesco. A região do Vale de Côa pertence a esta lista e neste vale pode não só encontrar a arte gravada na pedra há mais de 25 mil anos, mas também observar o património natural desta região que conta com centenas de espécies animais e vegetais.

Destaca-se também nesta região a Reserva Natural da Serra de Malcata, conhecida sobretudo pela presença do lince ibérico e por mais de duzentas outras espécies.

Se é fã de construções impressionantes integradas de forma harmoniosa na natureza, pode visitar no Centro de Portugal diversas barragens. Um exemplo é a Barragem de Castelo de Bode, no Rio Zezêre, uma das mais importantes barragens portugueses.

Quer seja apreciador ou observador de fauna ou de flora, o Centro de Portugal irá certamente surpreendê-lo: comece já a sua viagem por entre o melhor da natureza.

Explore a região

Pontos de Interesse

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Natureza

A Natureza do Parque Natural do Tejo Internacional

explorar
Natureza

Grutas de Mira d’Aire, as maiores grutas turísticas de Portugal

explorar