Surf/Oeste/Nazaré

Nazaré, uma tradicional vila de pescadores

Nazaré, uma tradicional vila de pescadores, em que numa qualquer tarde de sábado num mês de verão podemos ver a “Arte Xávega”. A arte da pesca artesanal, feita com rede que cerca os cardumes em alto mar, e os traz à costa. Com lendas e tradições como as mulheres nazarenas das sete saias.

Conta o povo que as mulheres esperavam os maridos e filhos que partiam para a pesca. Entre preocupações e angústias, para se protegerem do frio, usavam sete saias. Na discórdia da origem desta tradição, uma ideia é consensual: a relação dos habitantes da vila com a vida do mar.

A Nazaré une assim as tradições do passado ao presente, tendo em comum o desafio de enfrentar o mar. Atualmente é o surf de ondas gigantes que torna a Nazaré numa figura de proa a nível mundial.

O Canhão da Nazaré

O fenómeno natural a que chamam “Canhão da Nazaré”, na Praia do Norte, conquistou o mundo e atrai hoje milhares de turistas para ver ondas que se elevam a 30 metros, e os surfistas destemidos que as enfrentam.

O havaiano Garret MacNamara foi o primeiro a desafiar as ondas gigantes da Nazaré, surfando uma colossal onda de 27 metros em 2011 e uma onda de 30 metros em 2014, com direito a registo no guiness.

A proeza de MacNamara deu a conhecer a Nazaré ao mundo. Deixou de ser uma vila sossegada para se tornar numa referência mundial de surf de ondas gigantes.

Hoje, a Nazaré integra o calendário mundial de ondas gigantes, reconhecida por ter das ondas mais duras do mundo.

Os milhares de curiosos que sobem ao Sítio da Nazaré, no funicular que percorre 318 metros numa inclinação de 42º até ao Miradouro do Suberco, observam o branco da vila, a paisagem de mar, e as ondas vertiginosas que atingem o pico no inverno, e que intimidam mesmo quem tem os pés em terra.

Esta manifestação de força da natureza, é explicada pelo maior desfiladeiro submerso da europa, com uma extensão de 200 quilómetros e que chega a atingir os 5.000 metros de profundidade.

Nazaré é uma terra de tradições e também de encontro com a modernidade. Um terra singular que aguarda pela sua visita!

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Surf

Surf no Centro de Portugal

explorar
Praias

As Praias do Centro de Portugal

explorar