Natureza/Serra da Estrela/Seia

O lado mágico do Parque Natural da Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a região mais alta de Portugal Continental e com aproximadamente 43 mil habitantes é uma zona a descobrir com toda a calma e tranquilidade, deixando-se levar pelo ritmo natural dos dias.

Com um índice de precipitação superiores aos 2500 mm anuais, esta região é sobretudo visitada durante o inverno em alturas que a serra se cobre de branco e dá a oportunidade aos visitantes de usufruírem da neve e daquela que é a única pista de ski do país.

Diversidade vegetal e animal, bem vindo a esta reserva biogenética

Para além de uma área protegida e de um parque natural, a região da Serra da Estrela é também uma Reserva Biogenética. Este estatuto de natureza internacional é devido sobretudo à presença de espécies de flora e fauna únicas no país, como é o caso da raposa, do coelho-bravo-europeu ou do lobo.

Passear a pé na Serra da Estrela é ser acompanhado de uma beleza e diversidade vegetal e animal comparável a poucos outros sítios. Com caminhos pedestres bem iluminadores e indicados, um passeio a pé pela Serra torna-se uma das melhores formas de absorver cada recanto e segredo paisagístico deste parque.

A água, os rios e os lagos: deixe-se impressionar pelos contrastes naturais

Com as diferenças de altitude em toda a sua extensão, o Parque Natural da Serra da Estrela apresenta diferentes paisagens e contrastes naturais.

Nas zonas mais altas, a paisagem é mais agreste e com maiores índices de precipitação, que vão agradar os fãs de ski durante os meses de inverno.

No entanto, à medida que se vai explorando as zonas mais baixas do parque, vai-se descobrindo vales glaciares que datam de mais de 20 mil anos, lagos e formações de granito que o vão transportar para um cenário de sonho.

Os cursos de água, criados sobretudo pelas nascentes do rio Mondego, Zêzere e Alva, são omnipresentes durante todo o passeio pelo Parque Natural da Serra da Estrela, tornando esta região um casamento perfeito entre o mar e a terra.

Formações rochosas naturais que parecem ter sido esculpidas pelo homem

A paisagem na qual estará mergulhado durante a sua viagem pelo Parque Natural da Serra da Estrela irá apresentar-lhe misteriosas formações rochosas que ainda hoje fazem parte do imaginário dos locais.

Algumas dessas rochas e penhascos apresentam, de forma absolutamente natural, formas curiosas de pessoas ou animais, sendo que algumas delas têm até denominações populares, como é o caso da rocha “Cabeça da Velha”.

O Parque Natural da Serra da Estrela é mais do que um mero local de lazer durante os meses de inverno: é um local com uma beleza natural imperdível e que agradará fãs de flora, fauna e de paisagens espetaculares de lagos e cascatas de água.

Venha mergulhar no lado mágico do maciço mais alto de Portugal Continental e deixe-se levar pelo o que a natureza do centro do país lhe tem para oferecer.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Rotas Temáticas

Rota das antigas judiarias na Serra da Estrela

explorar
Rotas Temáticas

Rota dos Castelos e Aldeias Históricas na Serra da Estrela

explorar