Gastronomia & Vinhos/Coimbra/Coimbra

Pratos Típicos do Centro de Portugal

Na sua viagem pelo mundo de sabores do Centro de Portugal, poderá encontrar algumas das especialidades mais apreciadas do país.

Do tradicional Leitão à Bairrada à Lampreia à Bordalesa (característico da Ria de Aveiro) diversidade gastronómica é a palavra de ordem, reflexo desta região tão rica que se estende do oceano Atlântico até à fronteira com Espanha. Região de sabores ricos e fortes, venha connosco à descoberta de alguns dos pratos tipícos de cada sub-região.

Sabores do Mar

A ligação do nosso país ao mar e a sua influência nos nossos costumes atravessa os tempos da nossa existência enquanto nação. É, por isso, longa a tradição de uma boa mesa portuguesa estar recheada com um bom peixe fresco.

O Centro de Portugal, naturalmente, não é exceção. Ao longo da sua costa, e sobretudo na região Oeste poderá encontrar vários pratos tradicionais de peixe, como é o caso da Caldeirada, servida na própria panela onde é cozinhada, Sopa de Peixe ou mesmo Peixe Grelhado. Um pouco mais a norte, na Ria de Aveiro saboreie pratos típicos de peixe, cujo melhor exemplo é a Lampreia à Bordalesa, servida com arroz brando seco e pão duro torrado.

Um dia de sol, uma esplanada à mar beira-mar e um bom prato de peixe… poderá ser esta a combinação perfeita para uma escapadinha à região Centro?

Pratos típicos de carne

Do litoral, poderá partir para os prados e serras verdejantes do interior do país, onde predomina a carne, embora em sub-regiões costeiras como a Ria de Aveiro possa também usufruir de pratos típicos de carne, como a Vitela Assada à Moda do Sever de Vouga.

Em Coimbra, a escolha é vasta e promete agradar aos paladares mais exigentes. É precisamente nesta região que poderá saborear a Chanfana, uma especialidade confecionada em caçoilas de barro, tapadas com folha de couve, em fornos de lenha, bem como do Leitão da Bairrada, quiçá o prato mais famoso do Centro de Portugal.

Em Viseu, poderá apreciar o Rancho à Moda de Viseu ou optar pela conhecida Vitela de Lafões. Do interior a caminho da fronteira, terá a oportunidade de incluir na sua rota gastronómica pelo centro do país a Serra da Estrela, afamada pelo Cabrito do Fundão e pelos Torresmos, a par de Castelo Branco, onde o Cabrito Assado em forno de lenha, servido com batatas assadas, é uma das especialidades.

Não deve esquecer que algumas das melhores tradições gastronómicas nacionais assentam nos pratos de caça. Assim muitos dos seus pratos mais característicos podem ser encontrados em Leiria, Fátima e Tomar (distritos de Leiria e Santarém), onde os pratos à base de Perdiz e do Coelho Bravo fazem as delícias de quem visita estas regiões do país.

A melhor forma de usufruir de todas as peculiaridades gastronómicas do Centro de Portugal e, em particular, dos seus pratos típicos, é embrenhar-se numa viagem pelos aromas e sabores da região.

Por isso, venha deleitar-se com todas estas apetitosas iguarias, que decerto alimentar-lhe-ão não só o corpo, mas também a alma.

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Gastronomia & Vinhos

Doçaria Regional do Centro de Portugal

explorar
Gastronomia & Vinhos

Vinhos do Centro de Portugal

explorar