Rotas Temáticas/Serra da Estrela/Seia

Rotas Temáticas na Região Centro

Procura passeios em família ou uma escapadinha romântica? Quer conhecer o nosso património ou prefere aprender mais sobre Arquitetura ou Natureza? Escolha a sua rota temática e desvende os muitos segredos e maravilhas do Centro de Portugal.
E ainda há tanto para ver!

Rota pelo nosso Património

A Universidade de Coimbra, o Convento de Cristo e os mosteiros da Batalha e de Alcobaça, monumentos classificados pela UNESCO como Património da Humanidade, podem ser um bom ponto de partida para esta aventura de descobrir o centro do país, mas quem quiser explorar em detalhe os estilos arquitetónicos pode seguir, por exemplo, roteiros específicos totalmente dedicados ao Gótico ou ao Barroco.

Para quem gosta de História, percursos como a Rota dos Castelos e Aldeias históricas ou das Antigas Judiarias da Serra da Estrela serão, certamente, uma forma de regressar ao passado e de perceber a herança cultural transmitida pelas gerações anteriores.

Independentemente da idade, os castelos e fortalezas constituem sempre uma oportunidade para saber um pouco mais sobre a História ou, quem sabe, para sonhar com histórias de princesas e cavaleiros, reais ou lendários, que habitaram esses monumentos seculares, que conquistaram territórios e que ajudaram a construir um país com nove séculos de vida.

Para quem prefere o contacto com a Natureza, o birdwatching, a pesca, os vales glaciários e as lagoas e rios da Serra da Estrela são imperdíveis. No inverno a neve é sempre uma atração extra para programas a dois ou em família, mas a região serrana é encantadora em qualquer época do ano, quer goste de estar tranquilamente junto à lareira ou prefira o aventurar-se em caminhadas revigorantes.

Gastronomia e compras

E se as paisagens da região centro são, por si só, razão para muitas viagens, o que dizer da gastronomia? Entre as especialidades da zona da Ria de Aveiro e os queijos e enchidos da Serra da Estrela, existe uma ementa diversificada, que merece ser conhecida e saboreada sem pressa, desfrutando dos sabores tradicionais aperfeiçoados ao longo dos séculos.

Os doces e licores feitos com as receitas criadas nos conventos são tentações a que ninguém resiste e os vinhos da região Oeste, cada vez mais reconhecidos internacionalmente, complementam na perfeição qualquer refeição.

Os produtos regionais, como as lãs da Serra da Estrela ou as cerâmicas do Oeste são, tal como qualquer uma destas iguarias, uma recordação perfeita para levar para casa memórias destas viagens inesquecíveis. Além dos artigos mais tradicionais, há também novos produtos, reinventados por designers que incorporaram as novas tendências da moda e da decoração em objetos tradicionais.

Do birdwatching ao artesanato, da gastronomia e vinhos até aos castelos e mosteiros, há um verdadeiro país dentro do país para descobrir em qualquer época do ano, sempre com a certeza de viver uma experiência diferente, enriquecedora e verdadeiramente inesquecível.

Explore a região

Pontos de Interesse

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Passeios pelo Património do Centro de Portugal

explorar
Arte & Cultura

Arte & Cultura no Centro de Portugal

explorar