Rotas Temáticas/Ria de Aveiro/Aveiro

Roteiro de Birdwatching – Ria de Aveiro

A Ria de Aveiro não é apenas um lugar com paisagens únicas e recantos tranquilos onde é possível esquecer durante horas a agitação urbana. É também um local procurado por muitas espécies de aves, que escolhem aquela zona para se alimentarem, viverem e para construírem os seus ninhos.

Se é verdade que as cegonhas já se aventuram por áreas mais urbanizadas, não sendo raro avistá-las junto a autoestradas, existem outras espécies que preferem locais mais sossegados e que podem ser avistadas em vários pontos da Ria.

A observação de aves (Birdwatching) tem conquistado cada vez mais adeptos e ao longo da Ria já é possível encontrar locais preparados para esta atividade e outros onde as espécies raras podem ser surpreendidas no seu quotidiano.

Na zona de Salreu-Canelas (Baixo-Vouga Lagunar), é habitada por trepadeiras, piscos ou chapins, garças, patos, limícolas e, ocasionalmente exemplares de águia-sapeira ou andorinhas-do-mar. As aves de rapina e as de maior porte preferem a Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro, uma área de 51.378 hectares considerada Important Bird Area (PT007).

A Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, é o habitat de espécies tão diversas como o pato-real, o guarda-rios, a águia sapeira, o milhafre-pre­to, vários tipos de garças e do pernalonga. Perto do Esteiro de S. Pedro e da Lagoa do Paraíso, abaixo da Biblioteca da Universidade de Aveiro, é possível observar borrelhos de coleira interrompida, pilritos ou os pernilongos. Os flamingos também são presença frequente na Lagoa e na Marinha da Troncalhada.

A Pateira de Frossos, por ser uma zona húmida, é utilizada para o cultivo de arroz, mas é também pouso habitual de cegonhas brancas, guarda-rios, garças, chamariz e chapim real.

No percurso da Bioria, que abrange os concelhos Aveiro, Estarreja e Albergaria-a-Velha, vivem dezenas de espécies, como garças, íbis-preta, tartaranhão-ruivo-dos-pauis, ógea, frango-d’água, narceja-galega, combatente, gaivina-dos-pauis, cuco-rabilongo, torcicolo, pisco-de-peito-azul, felosa-unicolor, papa-amoras ou escrevedeira-dos-caniços.

A Foz do Cáster, o percurso entre a Ponte de Varela e o Cais da Béstida ou a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto são outros locais imperdíveis para quem gosta de observar aves no seu habitat natural.

Nesta viagem pelas maravilhas da natureza desta região, aprecie também a beleza da paisagem, navegando pela Ria numa das muitas embarcações tradicionais que realizam passeios turísticos.

E para fazer uma pausa ou terminar da melhor forma um dia cheio de momentos inesquecíveis, nada melhor do que saborear as excelentes especialidades gastronómicas que existem na região.

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Rotas Temáticas

Rota dos Vales Glaciares na Serra da Estrela

explorar
Rotas Temáticas

Rota dos 4 Rios e das Lagoas na Serra da Estrela

explorar