Surf/Oeste/Peniche

Surf no Centro de Portugal

A costa Oeste do Centro de Portugal é o lugar perfeito para a prática de surf. Com ondas de nível mundial, é na praia de Supertubos em Peniche que se realiza anualmente o Rip Curl Pro Portugal, uma etapa da World Surf League. Em 2016, a Nazaré participa na elite do surf de ondas gigantes ao integrar uma etapa do Big Wave Tour.

Surfistas profissionais e amadores vêm de todo o mundo para competir ou desfrutar das ondas do Oeste. Porque têm a melhor fama. Desde os tubos perfeitos em Peniche, às ondas gigantes da Nazaré, às maiores direitas na Figueira da Foz.

A capital da onda

Bem-vindos a Peniche, a “capital da onda”. Uma cidade que vive da atividade piscatória e do turismo, e que tem no surf o grande impulsor da notoriedade de Peniche no mundo.

É o ex-líbris da cidade, palco de provas nacionais e internacionais, que acolhe uma etapa do campeonato mundial de surf. Milhares de surfistas e amantes da modalidade vindos dos quatro cantos do mundo, enchem o areal da praia para assistir ao evento.

Qualquer surfista profissional conhece a Praia de Medão Grande, conhecida como Supertubos, onde se formam ondas tubulares perfeitas que abrem espaço para o surf dentro da onda. Uma proeza que os competidores procuram e que nem todas as praias oferecem.

Mas não só em Supertubos se faz bom surf. Peniche tem uma oferta de praias de grande qualidade para a prática deste desporto, seja praticante iniciado ou experiente.

Se está a começar experimente a extensa Praia do Norte ou a Prainha no Baleal, para as primeiras surfadas. Para surfistas mais experimentados, é escolher entre a Praia da Almagreira, Belgas, Consolação, Molhe Leste, Porto Batel e Praia Norte. Cada uma com características únicas.

O Canhão da Nazaré

A Nazaré, vila de pescadores, une tradições do passado ao presente, tendo em comum o desafio de enfrentar o mar.

Explicado pelo desfiladeiro submerso com uma extensão de 230 quilómetros e 5.000 metros de profundidade, o fenómeno natural a que chamam “Canhão da Nazaré”, na Praia do Norte, conquistou o mundo e atrai hoje milhares de turistas, pelas ondas que se elevam a mais de 30 metros.

O havaiano destemido Garret MacNamara é o mais conhecido desafiador das ondas gigantes da Nazaré, surfando uma monstruosa onda de 23 metros em 2011 e uma onda de 30 metros em 2013, com direito a registos no livro de recordes do Guiness.

A proeza de MacNamara deu a conhecer a Nazaré ao mundo. Deixou de ser uma vila desconhecida para se tornar numa referência mundial de surf de ondas gigantes, hoje palco da competição de elite mundial – Big Wave Tour.

Para os surfistas mais moderados, é possível ir à Praia da Vila e à Praia do Sul, onde o nível da ondulação ainda requer uma boa experiência dos surfistas e dos praticantes de bodyboard. Estas praias são anfitriãs de campeonatos nacionais.

Surfar a maior direita da Europa

Apesar de ser um destino menos conhecido mundialmente, como Peniche ou Nazaré, a Figueira da Foz é um ponto de encontro para o culto de surf e longboard a nível internacional.

Na Figueira da Foz encontramos a direita mais comprida da Europa. É na Praia de Buarcos que quem surfa a direita da onda, prolonga a sensação de “leveza espiritual”, como afirma um surfista residente.

A extensão da onda de Buarcos, conhecida como “Jóia do Atlântico”, pode chegar a atingir os surpreendentes 800 metros nas grandes ondulações de inverno, o que torna esta onda única para a comunidade surfista.

Venha surfar as melhores ondas do mundo no Centro de Portugal.

Aceita o convite?

Explore a região

Pontos de Interesse

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Desporto

Desporto e Aventura é no Centro de Portugal

explorar
Praias

Praias Oceânicas

explorar