Património/Viseu Dão Lafões/Viseu

Viseu, uma cidade feliz

Situada entre os 400 e os 700 m de altitude, Viseu, na Beira Alta, é imperdível de visitar. Faz-nos pecar pela deliciosa gastronomia, devolve-nos a saúde nas termas, incita-nos a observar gratuitamente a arte urbana e faz-nos sentir orgulhosos quando provamos os Vinhos do Dão, aqui produzidos.

Rodeada por várias serras e rios, a sua localização é bem central no mapa e já foi considerada das melhores cidades para se viver.

Chegam pessoas de todo o mundo a este destino. E os viseenses, que aqui vivem, sabem tão bem recebê-lo. Entre de carro, pela estrada de calçada antiga de estilo romano, estacione e siga a pé. Os jardins bem ornamentados, que lhe conferiram o título de cidade-jardim desde 1935, a belíssima Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia, os vários parques urbanos, a Praça D. Duarte e a da República, as Cavalhadas (24 de Junho) e a Cava de Viriato onde costuma decorrer a Feira de São Mateus (Agosto-Setembro) são algumas referências que vai gostar de conhecer.

Contrastes de beleza e arte

Os edifícios negros da cidade são construídos com o granito da região e contrastam com as modernas fachadas brancas. As ruas também nos levam a atravessar a História, dos tempos medievais aos contemporâneos, passando pela Rua D. Duarte e pela Rua do Comércio, aproveitando o comércio tradicional da Rua Direita e passeando tranquilamente na pedonal Rua Formosa, a nova artéria da cidade, onde se encontra o edifício dos Paços do Concelho.

Há recantos do passado, bem conservados e apreciados e, acima de tudo, espaços amplos e renovados. Respira-se arte nas ruas. O Museu Grão Vasco tem um espólio do Românico ao Barroco, peças litúrgicas e de arqueologia, pintura portuguesa, porcelana e mobiliário notáveis; e viu nascer nas ruas da cidade a moderna arte urbana. As técnicas de stencil, pintura a óleo e spray, os temas vínicos e as cores, tornaram a cidade ainda mais rica. “Balsa City”, o bairro da Balsa, é para visitar gratuitamente. E, além destes dois apontamentos, as gárgulas da Casa das Bocas e as janelas de estilo manuelino enchem a vista de quem passa.

Ao longo desta cidade de influências romanas, medievais e judaicas, poderá seguir junto às bonitas muralhas romanas, erguidas em pedra e de forma contínua, hoje ainda possíveis de admirar em duas ou três zonas isoladas: a Porta dos Cavaleiros, a Porta da Senhora do Postigo e a Porta do Soar ou de São Francisco.

Saúde ao natural: o vinho e as águas

Atravessado pelos rios Vouga, Dão e Paiva, este destino também está rodeado pela Serra do Caramulo, Serra da Lousã e Serra da Estrela, entre tantas outras, uma em cada quadrante da bússola. E emana saúde de várias formas.

Faça um brinde à sua, à mesa dos restaurantes locais. Produtos regionais como o Cabrito da Gralheira e a Vitela de Lafões, pratos tradicionais como as Migas à Lagareiro, o Arroz de Carqueja, as Trutas do Paiva ou o Rancho, acompanhados de muitas variedades de pão, fazem as delícias de cada visitante. Sempre regados pelos melhores Vinhos do Dão, tintos ou brancos, sem igual. Os tintos de cor rubi, aveludados e nobres; os brancos mais frescos e de sabor frutado.

Nas Termas de Alcafache, com o seu Spa termal, as águas também ajudam a recuperar a saúde. Seja através do banho turco ou de imersão, duche com jatos, vapores, massagens e envolvimentos com argila, algas marinhas e lamas termais; os tratamentos estéticos, de recuperação ou mero relaxamento promovem o bem-estar do corpo e pedem-lhe que volte onde é bem tratado.

Toda a riqueza de Viseu se traduz em melhor qualidade de vida e tem sido palco de várias atividades lúdicas e desportivas.

Por aqui passa todos os anos a caravana da Volta a Portugal em bicicleta, aqui nasceu o medalhado olímpico Carlos Lopes e acontecem provas de equitação no Centro Hípico de Montebelo. De bicicleta, a correr ou a cavalo, há sempre lugar para estacionar.

Uma região com Marca

Viseu é uma cidade-património, uma cidade-jardim e uma cidade-vinhateira. Quando vai experimentar esta cidade bem no Centro de Portugal?

Explore a região

Pontos de Interesse

Onde ficar

Contactos Úteis

Encontre toda a emoção
do Centro de Portugal

Descubra tudo o que pode fazer, os locais incríveis que pode visitar e transforme a sua viagem numa experiência inesquecível.

Património

Vila de Óbidos: Detalhes de rainha e outros encantos

explorar
Património

Aveiro é romântica, natural e muito doce

explorar