Oeste / Alcobaça

Mosteiro de Santa Maria de Coz - Alcobaça

Data: De 1 de Fevereiro a 31 de Dezembro de 2017
Local: Mosteiro de Santa Maria de Coz – Alcobaça

Coz é uma das mais antigas povoações dos Coutos de Alcobaça. Aqui ganhou forma, no séc. XIII, uma comunidade de religiosas que viria a ser integrada na ordem cisterciense, no século XVI. Esta afiliação irá corresponder a um novo momento para as monjas, acompanhado de campanhas construtivas de vulto. Por esta altura, Santa Maria de Coz tornou-se num dos mais ricos mosteiros femininos da Ordem de Cister em Portugal. Com o seu esplendor artístico barroco, a igreja testemunha a riqueza da comunidade religiosa.

Na segunda metade do século XVII e no século XVIII, o Mosteiro passa por um processo de profunda renovação da qual sobrevive o templo com as suas preciosas produções artísticas. Na igreja abacial, merece destaque o coro das monjas, com um belíssimo portal manuelino de fundo e o cadeiral executado entre o final do século XVII e o início do XVIII. A este, sobrepõe-se o revestimento integral das paredes com produções de azulejos de grande qualidade, como também se verifica nos painéis de azulejo da sacristia com cenas da vida de Bernardo de Claraval, o maior impulsionador da Ordem de Cister e uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII. Ainda na igreja, dividida a meio por uma grade de clausura em talha dourada que separa o coro da igreja dos fiéis, destaca-se a abóbada com os seus oitenta caixotões de madeira, datados de 1718-1720, que representam temas iconográficos típicos da espiritualidade cisterciense. Na igreja dos fiéis, ganha relevo o conjunto de altares em talha dourada, dos fins do séc. XVII, a balaustrada e o soberbo retábulo do altar-mor, em talha dourada. Por fim, entre as pinturas, é de destacar o trabalho de Josefa de Óbidos. Exteriormente, a poente, assinalam-se as estátuas de São Bento e de São Bernardo.

Nos últimos anos a Câmara Municipal de Alcobaça tem em curso um projeto de revalorização e revitalização do Mosteiro e do espaço adjacente que conta com um contributo ativo da comunidade. Desde 2016, o Mosteiro integra a Rota das Abadias Cistercienses.

HORÁRIO DAS VISITAS
De 3ª a Sábado | 09h30-12h30 | 14h00-18h00
Domingo | 14h00-18h00
Contacto: 969 642 970

Este evento no mapa

Outros eventos que podem interessar

365 dias de festa

Passagem de Ano – Nazaré

Oeste

Nazaré

VER EVENTO

3ª Edição Caldas Street Food Festival

Oeste

Caldas da Rainha

VER EVENTO

Espetáculo de Fantoches

Oeste

Sobral de Monte Agraço

VER EVENTO

XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais

Oeste

Alcobaça

VER EVENTO

Óbidos Vila Natal

Oeste

Óbidos

VER EVENTO

Alenquer, Presépio de Portugal

Oeste

Alenquer

VER EVENTO

2º Alão Jazz

Oeste

Alenquer

VER EVENTO

Festa das Adiafas e 16º Festival Nacional do Vinho Leve

Oeste

Cadaval

VER EVENTO

FOLIO – Festival Internacional de Literatura

Oeste

Óbidos

VER EVENTO