Páscoa 2019

As cores e fragrâncias da primavera anunciam a Páscoa, tempo de Fé, alegria e renovação.

Centro de Portugal. Um país dentro do País.

A primavera encaminha-nos docemente pelo encanto de vales e serras que realçam o odor perfumado da terra coberta de campos floridos e avivam o aroma fresco que emana da natureza, remetendo-nos para a história, cultura e Fé, ao anunciar a Páscoa, quadra intensamente vivida no Centro de Portugal.

Verdadeiro hino à esperança, à renovação e à partilha, as celebrações pascais convidam-nos a desfrutar de uma merecida pausa com familiares, entre amigos ou simplesmente a dois.

Ao longo de todo o ano, mas especialmente nesta quadra, as unidades hoteleiras disponibilizam interessantes programas cuidadosamente elaborados a pensar em si e prometem momentos únicos para que continue de corpo e mente revigorados, a sua caminhada.

E se todos os dias os restaurantes do Centro de Portugal se esmeram na preparação de ementas especiais, deliciosas iguarias pascais, do cabrito e borrego ao folar, da bola de carne aos fios de ovos, sem esquecer as amêndoas, os ovos de chocolate e tantas outras opções, darão certamente à festividade o brilho que ela tanto merece.

É tempo de viver tradições ancestrais que variam de terra em terra, todas elas grandes manifestações artísticas de Fé que encenam, entre outros momentos, a Ceia do Senhor, o rito do Lava-pés, a Paixão e Morte de Jesus Cristo, a Procissão do Senhor Ressuscitado, com destaque para a Via-Sacra ao vivo, emotiva cerimónia de orações e cânticos religiosos que recria as 14 estações, tal como indica o relato bíblico.

E por entre calçadas antigas, percorrem-se as distâncias que tranquilamente nos transportam até surpreendentes lugares, onde são criados ambientes solenes repletos de flores e verduras que ornamentam como se tapetes fossem, de cores vivas, o chão das ruas engalanadas. Também as igrejas e capelas são profusamente enfeitadas e cá fora, nas janelas e varandas, são suspensas flores em colchas que antecipam a festa e a alegria pelo triunfo de Cristo Ressuscitado. E quando procissões noturnas houver, a atmosfera transforma-se, mística, à luz das velas, candeias e archotes suavemente iluminados.

Nesta quadra pascal, as celebrações e atividades abundam, replicam-se e multiplicam-se.

Feliz Páscoa no Centro de Portugal!