A Turismo Centro de Portugal (TCP) organizou uma visita para jornalistas e bloggers, portugueses e espanhóis, aos territórios de Viseu Dão Lafões. A iniciativa teve como mote recriar um dos roteiros por estrada (“road trips”) publicados recentemente pela TCP. Pode verificar todas as sugestões de road trips pela região aqui: https://turismodocentro.pt/artigo-regiao/road-trips-centro-de-portugal/

A visita durou quatro dias, de 25 a 28 novembro, com um programa completo e estimulante, no qual os jornalistas e bloggers descobriram alguns dos melhores recantos da região.

As estradas foram percorridas em carros elétricos Nissan Leaf, gentilmente cedidos pela Nissan Portugal.

No primeiro dia, e depois de uma paragem para almoço no restaurante Cordel Maneirista, em Coimbra, a comitiva visitou as Termas de São Pedro do Sul, tendo conhecido a Piscina D. Afonso Henriques e o Balneum Romano e usufruído de uma experiência de bem–estar no balneário Rainha D. Amélia. À noite, houve lugar para um Jantar ”Dinner with Owners” na The Fox House. O alojamento escolhido foi o Palace Hotel & SPA Monte Rio, em São Pedro do Sul.

O segundo dia começou com um passeio pelo centro histórico de Vouzela, no qual a comitiva provou os deliciosos Pastéis de Vouzela. Seguiu-se uma visita ao Museu do Caramulo, após a qual os jornalistas experimentaram subir de automóvel clássico a icónica Rampa do Caramulo até ao Miradouro Cabeço da Neve. Depois de um almoço no restaurante 3 Pipos, em Tondela, visitou-se a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, que irá ser transformada em espaço museológico, e onde os jornalistas tomaram conhecimento com a vida do cônsul Aristides de Sousa Mendes. Ainda em Cabanas de Viriato, a comitiva foi conhecer a Dona Palmira, habitante local célebre pelo seu Bolo Torto, cozido em forno de lenha – uma experiência gastronómica que a todos deliciou. O dia terminou com uma visita, prova de vinhos e jantar no Paço dos Cunhas de Santar. O alojamento, nesta noite e na seguinte, foi no Hotel Avenida, hotel de charme no centro de Viseu.

A manhã do terceiro dia foi dedicada a conhecer o centro histórico e o roteiro street art de Viseu, onde os jornalistas foram acompanhados por técnicos da autarquia. Depois de um almoço no restaurante “O Cortiço”, a road trip seguiu para a Quinta de Lemos, para uma prova de vinhos e para conhecer o restaurante Mesa de Lemos, recentemente galardoado com uma estrela Michelin. O jantar aconteceu na magnífica Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo.

O último dia de viagem levou a comitiva à Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde, onde assistiu ao fabrico e onde degustou o extraordinário Queijo Serra da Estrela. Depois, conduziu-se até ao concelho de Castro Daire, por caminhos da Serra de Montemuro. Uma conversa com as Capuchinhas, artesãs tradicionais em Campo Benfeito, e um almoço no Restaurante Típico do Mezio, com visita à cooperativa de artesãos, foi a melhor forma de terminar um roteiro enriquecedor e que encantou todos os que nele participaram.