1. A Turismo Centro Portugal informa que está a acompanhar ao minuto, com a Secretaria Estado Turismo, o Turismo de Portugal, IP, e restantes entidades competentes a evolução do COVID-19, de forma a garantir a monitorização e avaliação dos seus impactos para o setor do turismo, em particular, na região Centro de Portugal;

2. Da informação já recolhida, junto destas instituições, nomeadamente, numa conference call realizada hoje, dia 12 de março, em particular no que respeita ao setor privado, estima-se que se disponibilizem, em breve, a linha de apoio “Linha Específica do Microcrédito” (<10 colaboradores), assim como, medidas relativas às condições de trabalho – aguarda ainda regulamentação por parte do Governo de Portugal.

Informa-se que já se encontra em vigor a “LINHA DE CRÉDITO CAPITALIZAR”.

Mais informamos que todos os pedidos de informação, sobretudo, os referentes às linhas de apoio, devem ser direcionados para o Turismo de Portugal.
No entanto, outros esclarecimentos poderão ser colocados ao Gabinete de Apoio ao Empresário da TCP (goncalo.gomes@turismodocentro.pt).

3. Informamos que no SITE DO TURISMO DE PORTUGAL poderão ser encontradas informações úteis para empresários e profissionais do turismo, em tempos de pandemia de COVID-19
Estas são algumas das informações disponibilizadas: FAQ, orientações e documentos; Medidas e informação das autoridades de saúde; Informação aos consumidores; Informação de entidades internacionais; Atividade turística na China; Estudos, relatórios e pontos de situação; Feiras internacionais adiadas ou canceladas.

4. Outras questões já levantadas e que aguardam resposta:
Suspensão das obrigações fiscais das empresas, nomeadamente, compromissos assumidos com a Autoridade Tributária e compromissos assumidos com a Segurança Social.

5. Postos de Turismo – funcionamento e acompanhamento
Esta questão foi devidamente avaliada na conference call hoje efetuada (Turismo de Portugal, Secretaria Estado Turismo, Entidades Regionais de Turismo, e Secretarias Regionais Açores e Madeira), sendo que, à data de hoje (12.03.2020), se decidiu manter em funcionamento os postos de turismo, da sua dependência, com o reforço das medidas de mitigação da propagação do COVID-19, previstas nos planos de contingência definidos pela Direção Geral de Saúde.

Mais informamos que o Plano de Contingência da TCP pode ser consultado AQUI.

A Turismo Centro de Portugal procurará continuar a partilhar toda a informação que considere relevante, com a maior frequência possível, certos de que é o que exige a atual conjuntura.