A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal lançou a campanha “e-Noturismo, Tour pelas 5 regiões vitivinícolas da Região Centro”, uma iniciativa que visa dinamizar as Regiões Vitivinícolas que se inserem neste vasto e rico território, também como forma de responder aos desafios da pandemia de COVID-19 e para fazer face ao contexto atual.

Porque o vinho conta histórias e transmite mensagens, os vinhos das Regiões do Dão, da Bairrada, da Beira Interior, do Tejo e de Lisboa, são uma das melhores formas de se conhecer um inigualável património histórico e cultural.

É certo que o clima fortalece as castas de vinhas plantadas, mas também os produtores e modernas técnicas de vinificação tornaram o vinho português mais competitivo, nacional e internacionalmente. Também é claro que os vinhos do Centro de Portugal têm as mais antigas e palatáveis colheitas de perfumados vinhos do país, ora fortes e encorpados, ora frescos e aromáticos.

É certo e sabido que muitas das empresas vitivinícolas e produtores portugueses mais premiados internacionalmente se localizam no Centro de Portugal.


Sabia, por exemplo, que a Região de Vinhos de Lisboa composta maioritariamente por concelhos pertencentes ao Centro de Portugal, foi eleita pela revista de referência americana “Wine Enthusiast”, como um dos 10 melhores destinos vínicos no mundo, graças às características únicas que potenciam a diversidade de castas?






Tal como muitas outras regiões vitivinícolas nacionais e internacionais que veem os seus nomes associados aos dos rios que as atravessam, o Rio Tejo é o elemento dominante da Região dos Vinhos do Tejo, contribuindo de forma decisiva ao nível dos vários «Terroirs». Sabia disto?

E sabia que a Bairrada, com quatro décadas de Região Demarcada, produz mais de 50% do espumante nacional, sendo o mercado nacional o seu maior consumidor, seguido do Brasil, Canadá e Estados Unidos da América?




Talvez não saiba, mas no cenário idílico da Região do Dão, as uvas crescem nas montanhas, nomeadamente a Touriga Nacional, a casta portuguesa por excelência.





E qual é a mais alta região vitivinícola portuguesa, território ímpar de incrível beleza natural? A Beira Interior, pois está claro.



Sabia que a Região Centro de Portugal produz milhões e milhões de litros de vinho de excelência? Não restam dúvidas. Esta é uma região com personalidade única.
Faça-se já e sem demoras um brinde!

Se todos bem sabemos que estamos atual e irremediavelmente mais dependentes do universo digital, aqui ficam os endereços dos suportes de comunicação utilizados pelas Comissões Vitivinícolas existentes no Centro de Portugal, a pensar na promoção e comercialização destes belíssimos vinhos.

Já assistiu aos vídeos da nossa campanha? Assista também em direto a dicas de enólogos, workshops e outras atividades.

Encomende o seu vinho de eleição. Abra uma garrafa deste supremo néctar dos Deuses. Feche os olhos e deixe-se transportar numa inimaginável viagem sensorial que irá despertar cada um dos seus sentidos.

Desfrute dos seus vinhos preferidos…em casa.
#Haverá tempo!


Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo)
www.cvrtejo.pt
www.facebook.com/Vinhosdotejo.Tejowines
www.instagram.com/vinhosdo_tejo

Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão)
www.cvrdao.pt
www.facebook.com/CVRDAO

Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI)
www.cvrbi.pt

Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada (CVRB)
www.cvbairrada.pt
Facebook CVRBI

Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CRVLisboa)
www.vinhosdelisboa.com
www.facebook.com/oficialvinhosdelisboa