Foi inaugurada ontem, sábado dia 20 de junho, integrado nas comemorações do Dia do Município de Ourém, a Rota dos Pastorinhos, percurso interpretativo em torno da vida dos pastorinhos de Fátima, que passa por vários pontos turísticos e culturais do concelho.

Esta rota apresenta um percurso baseado em 10 lugares que marcaram a história dos três videntes de Fátima e as suas vivências no concelho de Ourém. Ao percorrer a Rota dos Pastorinhos, os visitantes encontrarão painéis interpretativos e outros elementos onde poderão obter informações sobre a vida dos pastorinhos e sobre os vários recursos turísticos existentes no concelho de Ourém.

A Rota dos Pastorinhos passará por locais emblemáticos como Aljustrel, Fátima e Ourém e por outros menos óbvios como Olival e Soutaria, narrando episódios menos conhecidos da vida dos videntes e convidando os visitantes a conhecerem o concelho. O projeto é financiado por fundos comunitários e contará com placas informativas, painéis interativos, bancos e módulos de suporte de bicicletas para usufruto de todos.

Para além do Executivo Municipal, Presidente da Assembleia Municipal e demais entidades convidadas, e sempre no estrito cumprimento das normas legais exigidas pelas autoridades de saúde, o ato inaugural contou também com a presença de Humberto Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Miguel Pombeiro, Secretário executivo da CIMT, e Pedro Machado, Presidente do Turismo do Centro.

Pedro Machado considerou que “o Turismo Religioso é um dos produtos premium do nosso Turismo do ponto de vista nacional e da sua capacidade internacional” e “este caminho, esta nova Rota, é mais uma motivação para visitar e ficar em Fátima, no Centro de Portugal”.

Comemorações do Dia do Município de Ourém – Inauguração da Rota dos Pastorinhos

Posted by Município de Ourém on Saturday, June 20, 2020

Depois da cerimónia inaugural, em Aljustrel, a comitiva liderada pelo Presidente da Câmara percorreu os 10 pontos da rota. Para Luís Miguel Albuquerque, “esta nova rota é um importante incentivo a um setor de turismo que tradicionalmente visita Fátima, promovendo um património cultural menos conhecido, usando novas tecnologias”.

CONHEÇA A ROTA DOS PASTORINHOS.