Primeiros postais foram enviados dia 4 de setembro, numa iniciativa que teve lugar em Aveiro.

Presidente da República e outras personalidades e figuras públicas vão receber nas suas caixas de correio postais alusivos ao Dia Nacional da Gastronomia, onde constam frases que desafiam à promoção da gastronomia regional portuguesa. A iniciativa da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), que contou com o apoio do Turismo Centro de Portugal e dos CTT, foi lançada dia 4 de setembro em Aveiro, tendo sido enviados os primeiros postais.

O evento teve lugar na Loja CTT de Aveiro, na Praça Marquês de Pombal. Na ocasião, Olga Cavaleiro, presidente da FPCG, explicou que esta ideia surgiu na sequência da situação de pandemia em que vivemos. “Todos os anos celebramos o Dia Nacional da Gastronomia. Fizemo-lo em maio, como é habitual, mas devido às circunstâncias as iniciativas foram online. Agora, considerámos que estava na altura de fazermos mais”, disse.

Para tal, em parceria com as Edições do Gosto e os CTT, foi criado um postal com a imagem do Dia Nacional da Gastronomia e com um selo alusivo, para circular pelo país e que apele a todos os portugueses para que vão aos restaurantes nacionais. Todos os postais têm inscrita a frase “O Dia Nacional da Gastronomia celebra a diversidade de Portugal. Neste 2020 vá a um restaurante e sinta-se em casa”. “A ideia é que cada um de nós possa enviar e receber um postal, e que quem o receber tire uma fotografia com ele num restaurante, junto de um prato ou de um chef, e a publique, fazendo referência ao Dia Nacional da Gastronomia, à FPCG e ao Turismo Centro de Portugal. Desta forma, estará a promover a gastronomia e a restauração e a divulgar a iniciativa”, acrescentou Olga Cavaleiro. “Apoiando a restauração nacional estamos a fomentar o emprego e a produção agrícola e a ajudar Portugal”, concluiu.

Também presente na iniciativa, Capão Filipe, vereador da Câmara Municipal de Aveiro, destacou o papel preponderante que a cidade de Aveiro sempre teve na gastronomia nacional, exemplificando com o facto de ser a sede da confraria gastronómica mais antiga registada, a confraria de São Gonçalo, além da confraria dos ovos moles.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, saudou a iniciativa, que “coloca a gastronomia na agenda nacional”. Revelando que o destinatário do seu postal foi o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Machado disse que escreveu a frase “celebre connosco a gastronomia portuguesa”. “Sempre que o Presidente da República estiver junto dos empresários da restauração, está a celebrar Portugal e está a contribuir para que nenhum português fique para trás”, rematou o presidente do Turismo do Centro.