CineEco 2020: ENTRE O FÍSICO E O DIGITAL COM ECOTALKS LIVE
10 a 17 de outubro, Seia


É já partir do dia 10 de outubro que o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela abre portas para mais uma edição em que a Casa Municipal da Cultura de Seia volta a receber dezenas de documentários e filmes dedicados à temática ambiental, numa altura particularmente desafiante para todos.

O CineEco 2020 acontece em duplo formato – físico e digital – dadas as contingências inerentes ao atual cenário de crise pandémica. Os 77 filmes e documentários oriundos de 25 países serão exibidos em sala, mas com evidentes restrições na admissão de público e respeitando todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

Já as Ecotalks serão transmitidas, via streaming live no Facebook do CineEco, às 17h. Ao todo vão ser 5 debates online, com duração de uma hora, sobre as temáticas atuais associadas ao cinema e ambiente. No dia 11 de outubro, Mário Branquinho modera o debate “Festivais de Cinema! E agora?” com Ilda Santiago, diretora de Cinema do Rio (Brasil) e Fernando Vasquez, do Fest – Festival Novos Realizadores Novo Cinema, sobre o futuro da Sétima Arte face à crise pandémica e ao recrudescimento das transmissões streaming.

Todas as sessões e atividades paralelas irão decorrer em sala e estão sujeitas a marcação prévia, não estando previstas sessões online.

Um dos mais antigos festivais de Cinema Ambiental do mundo, o único do género em Portugal, conta com uma Seleção Oficial de 77 filmes, de mais de 25 países, com abordagens diversas sobre temáticas ambientais e de sustentabilidade.

O CineEco 2020 é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda como patrocinador principal a Lipor e com o patrocínio das Águas do Vale do Tejo.

CineEco 2020Consulte o programa completo aqui.


ART&TUR: Festival Internacional de Cinema de Turismo
20 – 23 Outubro de 2020, Viseu

No ano em que Viseu dedica a sua agenda cultural e turística ao cinema e à fotografia, a cidade de Viriato acolhe e coorganiza a realização do “ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo”, iniciativa do Centro Portugal Film Commission e da Turismo Centro de Portugal, que terá lugar entre 20 e 23 de Outubro.


O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo “é um evento ímpar no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema, já com um historial consolidado”, que este ano contará com a apresentação de 72 filmes, no decorrer dos três dias de festival.


A conferência de imprensa de apresentação do evento decorre no dia 02 de outubro pelas 14h15, no Teatro Viriato, em Viseu e conta com as presenças de Francisco Dias, Diretor do Festival ART&TUR; António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu e anfitrião do ART&TUR 2020; José Ribau Esteves, Presidente da CM de Aveiro e anfitrião do ART&TUR 2021; Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, e Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Viseu.


ART&TUR – Consulte todo o programa aqui!