A Grande Rota do Mondego, um percurso com 142 quilómetros inaugurado hoje na Figueira da Foz, pode ajudar à promoção de “melhor turismo” na região Centro, afirmou Rita Marques, a secretária de Estado que tutela o setor.

Por sua vez, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, realçou a aposta que a região, através das suas entidade públicas e privadas, tem vindo a fazer “num turismo tranquilo”.

Também o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, preconizou um trabalho que permita dar “melhores oportunidades” a um território “coeso e desenvolvido” que saiba manter a identidade.

“Segue o percurso até Coimbra, cidade que viu nascer várias criações culturais inspiradas no Mondego e convida a embrenhar-nos pelo Choupal e mais à frente na Reserva Natural do Paul de Arzila. Segue até Montemor-o-Velho, sempre com a forte presença dos marcantes campos de arroz do Baixo Mondego e a sua singular avifauna”, refere uma nota da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, cujo secretário executivo, Jorge Brito, interveio também na sessão.

Artigo completo no Notícias de Coimbra.