As VI Jornadas da Rede das Cartas Europeias de Turismo Sustentável (CETS) de Espanha e Portugal foram originalmente programadas para março de 2020 e posteriormente adiadas para novembro devido às medidas de confinamento decorrentes do Covid-19. Inicialmente pensadas como umas jornadas presenciais, a organização optou agora por uma realização online, nos dias 4 e 5 de novembro, dada a evolução crescente da pandemia em ambos os países.

As Jornadas da Rede são um evento online gratuito, mas o registo é obrigatório aqui.

Esta é uma iniciativa das áreas protegidas e/ou classificadas espanholas e portuguesas que têm obtido esse reconhecimento e pretendem favorecer a comunicação entre os atores implicados no projeto e potenciar as ações e o trabalho em Rede ao nível da Península Ibérica. A sua organização é alternada entre Portugal e Espanha e conta com o apoio da Secção Espanhola da EUROPARC – Federação Europeia de Parques. Constituem a Rede um total de 37 áreas protegidas e/ou classificadas, 29 em Espanha e 8 em Portugal.

A CETS é um galardão atribuído pela EUROPARC aos destinos turísticos baseados numa Área Protegida e/ou Classificada e ao seu entorno, que desenvolveram um trabalho de planeamento turístico do seu território, com base em princípios de sustentabilidade e seguindo uma metodologia participativa de envolvimento ativo dos parceiros locais.

As VI Jornadas da Rede das CETS de Espanha e Portugal são promovidas pelo Município do Sabugal, em parceria com a EUROPARC Espanha e Federação EUROPARC, contando ainda com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, Municípios de Almeida e Penamacor e ‘Soy Ecoturista’ – Associação de Ecoturismo em Espanha.

Mais informações/Inscrições aqui.