O Município de Arruda dos Vinhos promove, no dia 26 de novembro, o II Fórum Cultural de Arruda dos Vinhos que, devido à pandemia que atravessamos, decorrerá em formato online, a partir da plataforma zoom, mas que, contudo, deverá traduzir-se num momento de debate e reflexão sobre o contexto cultural a nível nacional e local.

Esta iniciativa que conta com uma dezena de oradores de relevância regional e nacional em diversas áreas da cultura, pretende valorizar a cultura enquanto traço identitário de um território, através da sua história, das suas gentes e tradições; pensar a cultura de forma global e ação local, enquanto pólo dinamizador e transformador do indivíduo e da sociedade; divulgar projetos culturais locais, regionais e nacionais dando primazia ao trabalho em rede e interrelacionado entre diversas áreas da sociedade; salientar a importância do desenvolvimento cultural com a população VS para a população e valorizar o território através da identidade cultural e do turismo alicerçado na história, gastronomia e tradições, reforçando a identidade local de Arruda dos Vinhos.

As intervenções decorrerão em quatro sessões temáticas:

“Pensar a Cultura Globalmente para Agir Localmente” com Paulo Pires do Vale do Plano Nacional das Artes e André Agostinho sobre Plano Nacional de Cinema / Festival de Cinema Curt’Arruda.

“Como comunicar a história e a memória?” com Carlos Guardado da Silva – Investigador do Centro de Estudos Clássicos e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Sandra Patrício do Arquivo Municipal de Sines.

“Identidade(s) e Território(s)” com Henrique Ribeiro – Instituto Português de Administração e Marketing, Pedro Machado – Presidente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal e Ana Sofia Marçal – Maratonas de Leitura do Município da Sertã.

“Programação Cultural, como programar em caso de pandemia?” com a Associação Contraprova, Manuel San-Payo – Professor Faculdade de Belas-Artes e Luís Sousa Ferreira – Diretor do 23 Milhas do Município de Ílhavo.

Programa e inscrições AQUI.