O Turismo Centro de Portugal felicita as instituições, empresas e personalidades da região que foram ontem, dia 16 de dezembro, distinguidas no Prémio Nacional de Turismo – 2ª edição.

Com efeito, vários representantes da região Centro de Portugal saíram vencedores deste prémio, que anualmente distingue as empresas e projetos que se destacam nas categorias “Turismo Autêntico”, “Turismo em Rede”, “Turismo de Confiança”, “Turismo Inteligente” e “Turismo Sustentável”.

O projeto Burel Mountain Originals, da Serra da Estrela, foi o grande vencedor na categoria “Turismo Autêntico”. Nesta categoria houve também outros dois finalistas da região, a Cerdeira – Home for Creativity, na Serra da Lousã, e a Noah Surf House Portugal, em Torres Vedras.

Na categoria “Turismo em Rede”, venceu o Book in Xisto, plataforma de reservas das Aldeias do Xisto, no Centro de Portugal.



O Fórum Oceano, responsável pelo projeto Estações Náuticas, maioritariamente localizadas nesta região, foi igualmente finalista, assim como a iniciativa TUR4all Portugal, promovido pela Accessible Portugal, empresa da região.

Destaque ainda para outros quatro finalistas da região Centro: o Centro Interpretativo da Batalha do Vimeiro, na Lourinhã, e o projeto AccessTUR – Centro de Portugal, também da Accessible Portugal, finalistas na categoria “Turismo de Confiança”; o Regis4Tur, projeto desenvolvido pela Click Pink Lda, empresa de software da região, finalista na categoria “Turismo Inteligente”; e a Associação Estrela Geopark, finalista na categoria “Turismo Sustentável”.

Finalmente, o júri do prémio decidiu homenagear com o “Prémio Carreira” uma personalidade nascida no Centro de Portugal. O grande vencedor é o comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

O comendador Mário Pereira Gonçalves nasceu numa aldeia do concelho de Arganil e entre as muitas homenagens que já recebeu, foi, inclusivamente, distinguido numa gala do Fórum de Turismo Interno Vê Portugal, organizado pelo Turismo Centro de Portugal.

O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do jornal Expresso, em parceria com o Banco BPI.