O Newton 4.0 – New Tourism Opportunities & Network, abriu as candidaturas. O programa internacional de inovação aberta recebe inscrições até 10 de janeiro.

Promovido pelo IPN Incubadora, em articulação com a RIERC – Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro e a Turismo Centro de Portugal, o Newton 4.0 – New Tourism Opportunities & Network, é um programa internacional de inovação aberta, que tem como  como objetivo “estimular a inovação e o empreendedorismo no setor do turismo da Região Centro, através da criação de projetos piloto que envolvam start-ups para resolver problemas reais de desafiadores / players do setor”.

É direcionado para start-ups criadas há menos de sete anos, com ideias ou projetos para lançar inovadores e com respostas concretas ao mercado para melhorar a competitividade do setor do turismo. Além disso, as propostas apresentadas devem estar alinhados com os desafios da sustentabilidade, recolha de dados, insights, seamless experience, dispersão territorial e sazonal da procura, e soluções digitais para as empresas.

O programa envolve cinco workshops online de 4 horas cada (a realizar entre fevereiro e maio de 2021, incluindo tutoria durante e entre as sessões); financiamento de um projeto piloto até 2.500 euros (a desenvolver em parceria com uma PME desafiadora, com tutoria da incubadora da tua região e apoio dos respetivos mentores); o Demo Day Final (para apresentação dos projetos, com investidores e instituições ligadas ao turismo); e prémios finais até 5.000 euros (em serviços a prestar por uma das incubadoras da RIERC para os projetos apurados na seleção final).

O programa conta ainda com o apoio do Turismo de Portugal no contexto do programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, que tem como objetivo dinamizar novos projetos disruptivos de base turística e estimular o ecossistema empreendedor.

As inscrições podem ser efetuadas até dia 10 de janeiro de 2021.

Fonte: Link to Leaders.