Este ano, por força da pandemia, foram cancelados os festejos de Carnaval da região.

Mas podemos sempre recordar de forma simbólica um tempo que foi de divertimento, de máscaras e disfarces, de bailes e foliões, de corsos e desfiles, no Centro de Portugal … e esperar por dias melhores.

# ALFEIZERÃO
Estejam atentos à página da C.A.C.A Comissão de amigos do Carnaval de Alfeizerão.
Este Carnaval não para e vai ser festejado via online a partir das 15h00 do domingo, dia 14 de fevereiro.
Até ao final do dia muitas vão ser as novidades!

# BELMONTE
De forma a manter a tradição, Belmonte vai fazer um desfile online, e precisa da participação de todos para que seja possível. As regras de participação são:
1. Constrói a tua máscara/disfarce;
2. Faz um vídeo com máximo de 10 segundos (na horizontal);
3. Envia para gci@cm-belmonte.pt;
Envia o teu vídeo até 13 de fevereiro às 23h59. Neste Carnaval, troca a máscara!


# CABANAS DE VIRIATO
Este ano, o Carnaval de Cabanas de Viriato é diferente, pois a tradição da “Dança dos Cus” vai ser realizada em ambiente familiar e com os expostos caretos à porta de casa. Quer participar? Saiba como, aqui.

# CANAS DE SENHORIM
Quem disse que em 2021 não haveria Carnaval?
O Carnaval de Canas de Senhorim estará em direto nos canais habituais durante toda a tarde do domingo dia 14 de fevereiro com despiques virtuais, entrevistas, jogo de FIFA on-line Paço vs Rossio, um carro na rua a filmar as varandas em direto! Vista-se a rigor que hoje é Carnaval, acompanhe a localização do carro de diretos na sua aplicação e vá à varanda mostrar a sua paixão!
ATENÇÃO: Não se esqueçam de cumprir todas as indicações da DGS tendo em conta o período que atravessamos! Sempre que houver qualquer tipo de ajuntamento nas ruas o carro deixará de filmar. Em Canas de Senhorim, o Carnaval sai sempre… nem que seja até à varanda!
Escreva uma quadra original para a marcha do seu bairro! A quadra com mais “gostos” até às 16h00 do dia 16 de Fevereiro ganha um jantar para 2 pessoas na Mesa de Lemos, cortesia do Chef Diogo Rocha (Estrela Michelin 2020).
Toda a informação aqui!

# ESTARREJA
O Carnaval de Estarreja emite diariamente e, em direto um “Carnaval Online”. Espreite aqui!

# FIGUEIRA DA FOZ
O Carnaval deverá ser assinalado apenas com ações online, nas redes sociais do Município e da Associação de Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz. A alegria, a energia e a folia, tão típicas do Carnaval, prometem regressar ao concelho da Figueira da Foz, assim que a situação sanitária o permita.

O Município da Figueira da Foz vai colocar a votação, aqui, entre os dias 13 e 15 de fevereiro as fotografias recebidas no âmbito do passatempo “A Melhor Fantasia de Carnaval”.
A fotografia que obtiver mais gostos, até às 18h00 do dia 15 de fevereiro, será a vencedora. A vencedora e o prémio serão anunciados no dia 16 de fevereiro!

# GÓIS
A Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis 2021 já está no ar!
Hoje domingo, dia 14 de fevereiro, a “Corrida está no Ar” e as Quadras Jocosas por aldeia já estão a circular!
E atenção ao Programa da SIC – Domingão!
Venham de lá quadras engraçadas em direto!

# GUARDA
Carnaval é Guardafolia! Carnaval guardense, genuinamente português, que tem no Domingo Gordo o seu auge de festejo com o Desfile e Julgamento do Galo, não vai sair à rua como habitualmente. Devido ao atual contexto Pandémico, a organização optou por assinalar a iniciativa online, de uma forma simbólica, através da plataforma TMG360º e das redes sociais do Município da Guarda.
#guardafolia

# ÍLHAVO
Na impossibilidade de sair à rua, este ano o Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo vai até a casa das pessoas, em formato digital.
Sem quebrar a tradição, nem o confinamento em vigor, a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, entidade promotora do evento, em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, pretende manter a vivência do Carnaval e a relação criada ao longo de muitos anos com os grupos que, regularmente, participam nos festejos.
Recriando os tradicionais desfiles e as intervenções musicais, foi produzido o vídeo Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo 2021 – edição digital, que terá a sua estreia no dia 14, domingo, às 14h00, na página do Facebook do Município de Ílhavo e da A.C.R. “Os Baldas” e no canal de Youtube do Município de Ílhavo.

# MEALHADA
O Carnaval da Mealhada preparou um evento online no próximo sábado, às 22 horas e vai contar, na primeira parte, com representantes dos Carnavais de Estarreja, Ovar, Figueira da Foz e Torres Vedras. A rainha do Carnaval da Mealhada 2020, Luciana Abreu, também vai marcar presença. A segunda parte do direto é dedicada ao Carnaval da Mealhada, que celebra, este ano, os 50 anos. Não perca, aqui!

# NAZARÉ
O Município da Nazaré, ciente que o povo nazareno vive, respira, sonha com o Carnaval, faz este ano um apelo: “Dê Prioridade à Vida”.
#COVID19#nazareportugal

# OLEIROS
Na próxima terça-feira, Dia de Carnaval, o Ginásio Municipal assinala a data com o Carnaval Desportivo. Corpo e mente ativa, para assistir aqui.

# OVAR
O Carnaval de Ovar é celebrado ao longo do mês com os seus grandes protagonistas, as escolas de Samba e os grupos carnavalescos. Siga tudo aqui!
#ovarcarnaval2021emcasa

# PENICHE
O Carnaval em Peniche, é em casa, com toda a segurança. Os foliões da Capital da Onda, prepararam um programa online animado pelos DJ’s da Cidade. Assista em direto, na página do Facebook do município, de sexta a terça, às 22:00.
#carnavalpeniche2021

# TORRES VEDRAS
A vida são doiss dias mas o Carnaval de Torres Vedras são seis. O Carnaval este ano não pode sair à rua e fica em casa, acompanhe aqui todos os episódios desta folia, que começa já hoje, com a “Chegada e entronização dos Reis do Carnaval”, a partir das 22:00, no Facebook, Instagram ou Youtube do Carnaval de Torres Vedras.
#carnavaldetorresvedras

(Artigo em permanente atualização. Agradecemos todos os contributos para: comunicacao@turismodocentro.pt)

Mantenha o espírito.
O Centro de Portugal continua aqui, à sua espera.