O documentário intitulado “A primeira Linha de Wellington”, realizado por Paulo Fajardo, retrata a Terceira Invasão francesa, a Batalha do Bussaco ocorrida em 1810 e o confronto entre as tropas de Napoleão, lideradas por André Massena e as tropas britânicas e portuguesas, lideradas pelo Duque de Wellington, Arthur Wellesley.

O filme recupera os palcos e as personagens 210 anos depois, em narrativas que ocorreram nos concelhos de Penacova, Mortágua e Mealhada, antes do dia da batalha decisiva que ocorreu a 27 de setembro de 1810.

As filmagens decorreram em diversos concelhos, nomeadamente, Almeida, Mortágua, Penacova, Mealhada, Anadia e Lourinhã:

“A Primeira Linha de Wellington” é um projeto desenvolvido no âmbito da estratégia da CIM Coimbra e apoiado pelo Centro 2020 | Portugal 2020 | Centro Europeu de Desenvolvimento Regional, em parceria com os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova, e coproduzido com o CineClub Bairrada, sendo esta a sua primeira grande produção. A sua realização contou ainda com o apoio de divesras instituições e grupos como o GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, o Grupo de Recriação Histórica de Condeixa e a Associação Napoleónica Portuguesa.

Consulte a breve apresentação do projeto e veja aqui o Trailer: