Hoje, no programa da manhã da Rádio Regional Centro, na rubrica “Às sextas-feiras, com Pedro Machado”, o presidente do Turismo Centro de Portugal, faz uma breve análise da semana, na Região Centro de Portugal.

presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal começa por fazer uma breve avaliação ao balanço da atividade turística dos últimos 4 meses recentemente lançado. Desta forma evidencia que, no setor do alojamento, restauração e similares, 52% das empresas apresentam quebras superiores a 40% face a período homólogo de 2020, sendo uma forte ameaça à capacidade de sobrevivência das empresas. Estima-se ainda no mês de maio que 20% destas empresas apresentem uma quebra acima de 75%, com uma melhoria prevista em junho do presente ano.

Estes resultados prevêem que 25% destas empresas ponderam avançar para pedidos de insolvência, uma vez que não conseguem suportar os seus encargos. Desta forma, 49% das nossas empresas recorreram ao programa do apoio à retoma progressiva das empresas para pagar salários.

Pedro Machado destaca à apresentação de um dos maiores eventos que irá ocorrer na nossa região: o Rally de Portugal, conhecido como um dos melhores Rallies do mundo, que passa na Região Centro. Rally de Portugal passará na nossa região, entre os dias 21 e 23 de maio, nomeadamente em Coimbra,  LousãGóisMortágua e Arganil, que se apresenta como uma coesão territorial muito evidente na organização do evento que espera alcançar aproximadamente 200 mil pessoas, sempre cumprindo as regras do evento e da Direção Geral de Saúde, permitindo chegar aos locais de restauração, alojamento e outras infra-estruturas de apoio.

O responsável pela Entidade Regional de Turismo do Centro termina com algumas sugestões para este fim de semana convidando os ouvintes a fazer o Roteiro de Coimbra, Região Europeia da Gastronomia, sair de casa em segurança, comemorando o fim de semana com atividades ao ar livreno Centro de Portugal.

Ouça aqui o Programa da manhã da Rádio Regional Centro.