Hoje, no programa da manhã da Rádio Regional do Centro, na rubrica “Às sextas-feiras, com Pedro Machado”, o presidente do Turismo Centro de Portugal, faz uma breve análise da semana.

Pedro Machado começa por informar os ouvintes que esta semana foi marcada por dois momentos muito importantes para o Turismo, em Portugal: o lançamento do tão esperado programa para a retoma do Turismo e o Fórum Vê Portugal.

A 7.ª edição do Fórum Vê Portugal, realizou-se nas Caldas da Rainha, em formato híbrido e que contou com contou com exatamente 691 inscrições.

Durante o dia foram debatidos temas fulcrais para esta fase de retoma do Turismo Nacional, incidindo sobre os três principais painéis: primeiramente debateu-se a revisão da atual lei das Regiões de Turismo, que contou com a participação dos representantes das várias regiões do país; o segundo painel, incidiu sobre o Posicionamento de Portugal, contando com a participação de oradores credenciados e internacionais onde pudemos perceber de que forma se encontra o Portugal em termos internacionais e a sua credibilidade enquanro marca turística; o terceiro painel de referência, Comercialização e Venda, contou com a participação dos presidentes de setor do turismo em Portugal.

Este Fórum que vai na sua sétima edição, foi um marco muito importante a nível nacional e de alguma forma, muito importante para o Turismo do Centro, que quis marcar presença na agenda turística em Portugal.

Saiba tudo sobre o Fórum Vê Portugal e reveja todas as intervenções aqui.

Outro marco da semana. foi o Congresso da Associação Diretores de Hotéis Portugal, a decorrer em Fátima. Um congresso que para além de presencial contando com 300 pessoas em sala, é o congresso mais representativo da hotelaria em Portugal, sendo muito importante também para a avaliação do setor hoteleiro nacional, avaliando as prioridades a assinalar em Portugal para uma retoma segura, de forma resiliente e sustentável, cultural e socialmente.

Finalmente, Pedro Machado refere a importância do Plano de Retoma Nacional para o Turismo, cujo investimento ronda os 6 mil milhões de euros.
Este é um plano de ação para “reativar o turismo, construir o futuro”, assente nas preocupações do ponto de vista ambiental e eficiente e do ponto de vista da sustentabilidade económica, que prevê aumentar o número de dormidas e receitas turísticas como perspetivas que estão alavancadas nos quatro pilares desta “bazuca económica”:
. Apoiar as empresas (através de instrumentos flexíveis e adaptados para recuperar as empresas);
. Fomentar a segurança, tendo em conta as novas necessidades dos turistas;
. Gerar negócio, acurto e médio prazo;
. Cumprir um turismo sustentável na base de medidas programadas para efetuar a capitalização das empresas, medidas que se aguardam ser céleres na sua implementação.

O responsável pela Entidade Regional de Turismo do Centro, termina a sua participação deixando sugestões para este fim de semana e convida os ouvintes a conhecer o Centro de Portugal, a sair de casa em segurança, desfrutando do fim de semana com atividades ao ar livre, pela natureza e pelos trilhos do Centro de Portugal.

Ouça e veja aqui o Programa da Manhã da Rádio Regional do Centro.

Bom fim de semana no Centro de Portugal!