O Município de Ourém apresentou a programação artística prevista para o Teatro Municipal de Ourém (TMO) na primeira temporada após a sua reabertura.

Recorde-se que este novo equipamento cultural do Município de Ourém foi alvo de uma intervenção, ao longo dos últimos 2 anos, executada ao abrigo de um projeto de reabilitação orçado em aproximadamente 2 milhões e 700 mil euros, sendo financiado, na sua maioria, por fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Este renovado equipamento estará equipado com um Auditório de 441 lugares, uma sala de trabalho adequada para a realização de ensaios, aulas e ações de formação ou cowork e um Bar/Cafetaria. É um equipamento central na dinâmica cultural da cidade e da região, que contribui para a integração das políticas públicas da cultura e para a construção de uma rede de valências e competências no âmbito da criação artística, definido por Luís Miguel Albuquerque, presidente deste município, como “Uma casa de todos e para todos”.

Este será o lema deste espaço, cuja programação nos meses de junho e julho foi definida tendo como base a inclusão e participação de instituições e agentes locais, de acordo com a apresentação efetuada pelo Diretor Artístico do TMO, João Aidos.

A ansiada reabertura contará com uma programação cultural que se estenderá ao longo de cinco dias, iniciando nos dias 2 e 3 de junho com um espetáculo musical protagonizado por António Zambujo acompanhado pela Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém a assinalar a abertura deste novo equipamento cultural.

Na sexta-feira, 4 de junho, o TMO vai receber uma conferência dirigida por Leonor Barata a partir da obra “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, e um concerto de Noiserv, projeto do músico David Santos.

No sábado e domingo (5 e 6 de junho), o Teatro Municipal de Ourém estará de portas abertas ao público para visitas guiadas e gratuitas, uma oportunidade para a comunidade conhecer em detalhe este novo equipamento municipal que pretende ser uma referência regional e nacional na
área da cultura e da criação artística.

Todos os espetáculos que compõem a semana inaugural do Teatro Municipal de Ourém são de entrada gratuita e as reservas devem ser realizadas através do e-mail: geral.tmo@cm-ourem.pt ou do telefone 916 591 231.

Apesar da nova capacidade de 441 lugares, a lotação do Teatro Municipal de Ourém estará circunscrita às regras em vigor definidas pela Direção Geral da Saúde, no âmbito das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

Consulte o programa, aqui.