Inscreva-se no VII Fórum Vê Portugal, para um debate estimulante sobre o turismo interno!

A cidade das Caldas da Rainha vai acolher, no dia 26 de maio, a 7.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”. Esta é uma iniciativa emblemática do Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.

A apresentação do evento aconteceu hoje, numa conferência de imprensa por via digital, que contou com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, de Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e de Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas do Turismo Centro de Portugal.

Veja ou reveja a apresentação


A grande novidade da edição deste ano é o facto de decorrer em formato híbrido.

Os participantes, à exceção dos participantes internacionais, estarão fisicamente presentes no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, mas o fórum não terá público no local. Os interessados acompanharão via streaming.

O Vê Portugal será preenchido por quatro painéis com temas estimulantes, em que especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo interno.

Destaque-se a presença de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, na sessão de abertura, e de Francisco Calheiros, Presidente da Confederação do Turismo de Portugal, no encerramento.

Sessão de Abertura, 09h30-10h30

Fernando Tinta Ferreira: Presidente CM Caldas da Rainha
Pedro Machado: Presidente da ERT do Centro de Portugal
Rita Marques: Secretária de Estado do Turismo

Painel 1: “Lei 33/2013 – Que Futuro?”, 10h30-13h00

Reconhecendo-se o papel das ERTs na gestão, estruturação, promoção e articulação com os diferentes stakeholders regionais (tecido empresarial, associativo, universidades e politécnicos), ao longo de toda a manhã, e com os cinco Presidentes das Entidades Regionais de Turismo, procurará fazer-se uma avaliação à Lei 33/2013 (que define o atual regime jurídico da organização e funcionamento das entidades regionais de turismo), sempre à luz do atual contexto pandémico, mas com os olhos postos no futuro. Irá promover-se uma análise das atuais competências, autonomia e atual mapa administrativo, com o objetivo final de se definir propostas concretas e soluções para o futuro.

Moderador: Paulo Baldaia, jornalista e comentador da SIC Notícias
Luís Pedro Martins: Presidente da ERT do Porto e Norte
Pedro Machado: Presidente da ERT do Centro de Portugal
Vítor Costa: Presidente da ERT da Região Lisboa
Vítor Silva: Presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo
João Fernandes: Presidente da ERT do Algarve


Painel 2: Estratégia Promoção Turística e Apresentação do “Roteiro 360º I Caldas da Rainha“,14h30-15h00

Sendo o Município das Caldas da Rainha anfitrião do evento, e não sendo possível uma visita presencial ao concelho, pretende dar-se a conhecer a todos os congressistas os seus principais ativos turísticos, assim como, proporcionar uma visita 360º aos seus principais pontos turísticos. A intenção é convidar e motivar a uma futura visita às Caldas da Rainha, “ao vivo e a cores”.

Hugo Oliveira: Vereador CM Caldas da Rainha

Painel 3: Tendências na Promoção e Estruturação Turística Nacional I Pós-COVID-19, 15h00-16h15

O atual contexto de pandemia veio colocar alguns desafios e definir algumas tendências na promoção e estruturação turística. Pretende-se que, com o contributo de alguns dos principais especialistas nacionais e internacionais, seja possível a análise de temas centrais, nomeadamente: como estruturar e promover produto e destinos turísticos; quais as novas tendências do comportamento do consumidor; que soluções devem procurar as entidades que fazem a gestão dos destinos; como se devem posicionar neste novo contexto.

Moderador: Rodrigo Pratas, jornalista e pivot da SIC
Alessandra Priante: Diretora Departamento Regional Europa UNWTO
John T. Bowen: Professor e Autor da Universidade de Houston
Marta Poggi: Conferencista Internacional e Mentora
António Jorge Costa: Presidente do IPDT


Painel 4: Comercialização e Vendas, 16h15-17h30

Com alguns dos dirigentes das principais associações nacionais do setor turístico, irá procurar fazer-se uma análise dos principais obstáculos/ ameaças à comercialização e vendas no atual contexto pandémico; identificar as principais tendências do comportamento do consumidor; conhecer a sua opinião sobre quais os produtos turísticos mais atrativos e que estão em linha com essas tendências; identificar potenciais estratégias de marketing e vendas do produto e do destino turístico; identificar novos segmentos de mercado e novos canais de distribuição; e quais os desafios que a transformação digital trará para o setor.

Moderador: Ricardo Santos Ferreira, editor do Jornal Económico
Pedro Costa Ferreira: Presidente da APAVT
Carlos Moura: Vice-Presidente da AHRESP
António Marques Vidal: Presidente da APECATE
Joaquim Robalo Almeida: Secretário-Geral da ARAC
Frederico Costa: Vice-Presidente do Conselho Diretivo da AHP

Conclusões e Encerramento, 17h30-18h30

Pedro Machado: Presidente da ERT do Centro de Portugal
Francisco Calheiros: Presidente da Confederação do Turismo de Portugal

Clique na imagem abaixo e assista ao filme de apresentação do evento

Inscreva-se gratuitamente no Fórum Vê Portugal em www.veportugal.com.pt.