O IX Congresso da APECATE realiza-se a 21 e 22 de junho e tem como mote ‘Ganhar o futuro’.

A Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, que vai realizar o seu IX congresso a 21 e 22 de junho, no Hotel MH Atlântico, em Peniche, naquele que é considerado um momento decisivo para a discussão do futuro do setor dos eventos e da animação turística no pós-pandemia.

O IX Congresso da APECATE vai decorrer em formato híbrido.

“Este é um congresso decisivo. Agora que a abertura está a acontecer à medida que a vacinação avança, é urgente dialogar para conseguirmos as melhores políticas e que os apoios cheguem efetivamente às empresas. Estamos a competir com toda a Europa e temos de ser o mais eficazes possível. Já temos o primeiro problema com a não inclusão da animação turística no IVAucher. Temos de discutir o Plano de Recuperação e Resiliência e o Plano Reforma do Turismo, explicando como estes apoios vão chegar ao setor. Não pode ser mais uma oportunidade perdida”, avança António Marques Vidal, presidente da direção da APECATE.

O programa do evento foi definido com o intuito de discutir, em diferentes ângulos, as questões mais pertinentes relacionadas com a retoma da atividade no pós-pandemia. A abertura do congresso é marcada pela intervenção ‘Uma visão do mundo pós-pandemia’, pelo empresário Carlos Moreira da Silva.

No primeiro painel, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e da European Travel Comission, vai traçar a perspetiva europeia para a retoma do setor do Turismo, seguindo-se duas mesas redondas, dedicadas aos desafios da retoma. Na primeira participam Ana Bolina (Sociedade Comercial C. Santos), Francisco Freitas (Nos), Luís Araújo e Rui Ochôa (Event Point), na moderação; na segunda participam Catarina Valença Gonçalves (Portugal Heritage Tours), a representar o segmento da animação turística, Miguel Assis (Voqin’), a representar os eventos, Miguel Basto (Diventos – Congressos e Eventos), a representar os congressos, Nuno Pimenta (Google Portugal) e Ana Fernandes (APECATE), como moderadora.

A mesa redonda relativa ao segundo painel, que é dedicado ao papel do Estado na retoma, vai contar com Bernardo Trindade (ex-secretário de Estado do Turismo), Pedro Machado (ERT/ARPT Centro de Portugal), Rui Palma (Palmayachts) e Francisco Sá Nogueira (APECATE), na moderação. Está ainda por confirmar a presença de Adolfo Mesquita Nunes (ex-secretário de Estado do Turismo).

O terceiro painel, sobre as regras para atividades e eventos seguros, vai contar com a intervenção de um representante da Direção-Geral da Saúde, ainda a definir, que vai participar também na mesa redonda, com Jose Garcia Aguarod (Grupo Eventoplus), Jorge Vinha da Silva (Altice Arena) e Vasco Noronha (APECATE), como moderador. No último painel, dedicado aos apoios à retoma, participam Carlos Abade (Turismo de Portugal IP), Isabel Ferreira (Secretária de Estado da Valorização do Interior) e João Paiva Mendes (APECATE), na moderação.

Consulte o Programa do evento aqui.