Hoje, no programa da manhã da Rádio Regional do Centro, na rubrica “Às sextas-feiras, com Pedro Machado”, o presidente do Turismo Centro de Portugal, faz uma breve análise da semana.

Pedro Machado começa por fazer um balanço do Projeto CRECEER e a sua cooperação transfronteiriça. envolveu a Turismo do Centro de Portugal, as duas regiões transfronteiriças de Castela e Leão e da Estremadura, contando com a cooperação das duas Comunidades Intermunicipais mais envolvidas: CIM Beiras e Serra da Estrela e CIM Beira Baixa entre outros parceiros. Um projeto de extrema importância que ligou um pouco mais Portugal e Espanha através da sua cultura, tradições e desenvolvendo sinergias empresariais entre os diversos setores turísticos de determinadas áreas de forma a valorizar os seus recursos endógenos, através da criação de uma identificação única e de um “mercado ibérico”. Pode saber sobre o projeto CRECEER aqui.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro realça a importância do IX Workshop de Turismo Religioso, onde estão envolvidos 34 países , todos eles ligados ao Centro de Portugal, na maior operação de Turismo Religioso do Mundo, realizado em Fátima.

Fátima é o Altar do Mundo e é muito curioso o impacto que este Workshop Internacional tem no mundo, reforçando a posição do Turismo Religioso do Centro de Portugal no mundo, com foco no turismo mariano. Esta iniciativa, desenvolvida pela ACISO (Associação Empresarial Ourém-Fátima), leva-nos a encontrar outros segmentos de mercado e novas respostas para procura, de forma a conseguir uma posição internacional essencial para Portugal. Este evento é muito importante para a oferta turística nacional e para o Turismo Religioso e Espiritual de Fátima, uma vez que serve de alavanca para outro conjunto de produtos.

O presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro, informa ainda os ouvintes que o Município da Lousã apresenta a sua “marca” ao mundo, no dia do seu feriado municipal, dia de São João. Num período de retoma turística, Lousã cria a uma marca territorial onde conjuga o turismo ativo, a natureza, a gastronomico, o turismo de aldeia, posicionando o seu produto numa altura em que o país está em recuperação, numa excelente iniciativa local.

Pedro Machado, termina a sua participação no programa deixando sugestões para este fim de semana, desafiando os ouvintes a conhecer o Centro de Portugal, a sair de casa em segurança, e conhecer a Serra da Lousã, os seus percursos pedestres, o Baloiço do Trevim e desfrutar do fim de semana com atividades ao ar livre, pela natureza e pelos Aldeias do Xisto do Centro de Portugal.

Ouça e veja aqui o Programa da Manhã da Rádio Regional do Centro.

Bom fim de semana de verão, no Centro de Portugal!