A Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões quer afirmar o território como um destino de referência para o turismo desportivo.

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões apresentou, em Castro Daire, a segunda edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge. Neste desafio de ciclismo de estrada, a decorrer entre os dias 15 de junho e 15 de setembro, os participantes são desafiados a cumprir quatro circuitos, cujos percursos integram as quatro Subidas Épicas Viseu Dão Lafões, nos municípios de Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Castro Daire.

A apresentação contou com a presença de Jorge Loureiro, vogal da comissão executiva da Turismo Centro de Portugal. Embora as componentes de superação e de descoberta continuem a ser os condimentos principais de atração, a componente competitiva está presente, através do registo do tempo que os participantes demoram a percorrer cada uma das etapas. O desafio foi desenvolvido num formato que permite incrementar a dinâmica de descoberta do território, potenciando o tempo de permanência dos atletas, causando um impacto direto nos agentes locais ligados ao turismo.

Procurando dinamizar a atratividade deste evento, para os agentes turísticos da região e para os atletas, a CIM Viseu Dão Lafões deu uma especial atenção à estruturação de parcerias com as unidades de alojamento e de restauração. Exemplo disto é a criação do “Rider Card” (cartão digital), que promove, junto dos atletas e acompanhantes, o acesso a condições especiais nas reservas de alojamento e restauração.Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “com esta iniciativa, a CIM pretende assegurar a ativação do destino Viseu Dão Lafões enquanto referência para o Turismo Desportivo, em particular para o Ciclismo de Estrada, em torno das quatro Subidas Épicas traçadas nas encostas das Serras do Caramulo, Arada e Montemuro”.

Riders Challenge 2021