Leiria recebe a edição portuguesa da AR&PA – BIENAL IBÉRICA DE PATRIMÓNIO CULTURAL, uma excelente oportunidade para os municípios e outras entidades promoverem os seus projetos.

Este ano, o tema é “Jovens e Património”.

A AR&PA conta este ano com uma dimensão física e uma dimensão digital. Assim, e pela primeira vez, haverá uma plataforma digital com programação, online mas também no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, de junho a outubro de 2021.

A dimensão física centrar-se-á na cidade de Leiria, durante quatro dias: de 14 a 17 de outubro.



Como sempre, a AR&PA conta com uma alargada área de expositores do setor (de forma digital e física) e com uma extensa programação associada: seminários, cursos, atividades de Educação Patrimonial, concertos, performances, workshops de artes & ofícios, visitas e roteiros, exposições, concursos digitais e muito mais.

A AR&PA 2021 será também o palco da 1.ª edição dos Prémios Patrimonio.pt.

Prémios Patrimonio.pt

A edição deste ano do AR&PA inclui, pela primeira vez, os Prémios Património.pt, que irão galardoar as boas práticas no setor do Património Cultural. De âmbito nacional, estes prémios vão distinguir projetos, entidades e profissionais do sector, promovidos por entidades públicas ou privadas.

Divididos em 6 categorias, estes Prémios contemplam um júri nacional e internacional e são o resultado de uma parceria da Spira | patrimonio.pt, com a colaboração do Turismo de Portugal e da rede europeia Herifairs.

O período de candidaturas está a decorrer até 8 de setembro. A cerimónia de entrega de prémios será no dia 16 de outubro, durante a Bienal, no Teatro José Lúcio Silva, em Leiria.

Formulário de inscrição, regulamento e toda a informação acerca dos Prémios estão disponíveis em www.bienalarpa.pt/premios-patrimonio-pt.

Seminários profissionais e Innovation Point

Os Seminários profissionais são um ponto forte da programação do AR&PA. Este ano foram redesenhados como se de uma “manhã de trabalho” se tratasse, numa discussão aberta com dinâmicas de mentoria. Os seminários terão lugar nos dias 14 e 15 de outubro, na Igreja da Misericórdia, em Leiria.

À semelhança das edições anteriores do AR&PA, irá acontecer também o Innovation Point, um espaço exclusivo para as empresas, municípios e outras instituições que queiram agendar uma apresentação em particular. Esta dimensão será online, na plataforma digital do evento, com projeção das apresentações in loco.

Não deixe fugir esta oportunidade de apresentar os seus projetos! Caso pretenda inscrever o seu projeto, contacte: bienalarpa@spira.pt

Passatempo Instaheritage 

Ainda inserido no AR&PA, está a decorrer a iniciativa InstaHeritage, ao longo de cinco sábados, entre julho e agosto.

Um conjunto de instagrammers profissionais acompanha um grupo de jovens apaixonados por fotografia em deambulações por património da Região de Leiria, para captarem a essência do património local de cada um dos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. São 10 masterclasses – deambulações fotográficas por património, mediante inscrição prévia e limitadas a 10 participantes em cada grupo/visita.

As inscrições são gratuitas e decorrem até 12 de agosto. Os trabalhos fotográficos serão divulgados nas redes sociais e na plataforma digital da AR&PA 2021 (www.patrimonio.pt). As melhores fotografias farão parte de uma exposição.  Haverá, depois, um concurso com votação pública para eleger o melhor trabalho fotográfico. O vencedor receberá um smartphone topo de gama. 

Mais informações AQUI.